Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Procuradoria da República na Paraíba

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Direitos do Cidadão
29 de Março de 2019 às 16h30

Reabertas até 3 de abril inscrições para o evento "Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?"

Durante três dias, de 10 a 12 de abril, João Pessoa sediará simpósio e sete oficinas relacionadas à temática

Arte: ESMPU

Arte: ESMPU

A Rede Nacional de Capacitação a Refugiados e Migrantes estendeu até 3 de abril as inscrições para o evento "Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?". O evento faz parte do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" e é composto por um simpósio e sete oficinas com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política de integração para refugiados e migrantes no estado.

As atividades ocorrem de 10 a 12 de abril, no Ministério Público Federal em João Pessoa (Av. Epitácio Pessoa, 1800, Expedicionários). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço escola.mpu.mp.br.

Podem participar integrantes de comitês de refugiados e migrantes, comitês de acolhida, grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos e organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes e jornalistas.

Imprensa - O projeto contempla a oficina “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes”, direcionada a jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros.

Oficinas – As oficinas do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" serão realizadas entre 10 e 12 de abril. Para as cinco oficinas seguintes, os interessados poderão se inscrever um mais de uma, desde que não aconteçam no mesmo horário: “Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça”, “Gestão Migratória em Nível Local”, “Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, “Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” e “Migração e Integração Local”.

A oficina “Media Training” é voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes.

Simpósio - O Simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" ocorre na manhã do dia 11 de abril e contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em âmbito local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios, o Estado e as experiências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, da Universidade Estadual da Paraíba, da Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes.

Para mais informações, acesse o edital e a programação completa das oficinas.


Faça sua inscrição nos links abaixo:

Simpósio 

Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça 

Gestão Migratória em Nível Local 

Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas

Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” 

Migração e Integração Local

Media Training (direcionada apenas à porta vozes das instituições da rede local)

Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes (direcionada apenas à jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros) 

Antes de realizar a inscrição, é necessário fazer o cadastro no site ou efetuar login, no caso de já possuir cadastro.

Mais informações: 

Atuação em rede – As atividades são realizadas pela “Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes” composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para a organização das atividades em João Pessoa, a Rede conta com a parceria do Ministério Público Federal na Paraíba, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, da Defensoria Pública da União na Paraíba, de instituições públicas locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante e de organizações não governamentais locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado e migrante.

Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede 


Com informações da Ascom da ESMPU

 

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular1: (83) 99132-6751
Celular2: (83) 99116-0433
No Twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

 

prpb-ascom@mpf.mp.br
(83) 3044-6200
Atendimento de segunda a quinta, das 12 às 17h e sexta-feira, das 8 às 12h

Plantão

Plano Estratégico do MPF na Paraíba

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita