Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Fiscalização de Atos Administrativos
20 de Agosto de 2019 às 15h40

Primeira oficina do Projeto Cidadão em Ação capacitará população de Areia (PB)

Objetivo é estimular controle social e participação dos cidadãos na fiscalização dos gastos públicos

Nome do projeto "Cidadão em ação" e nome do órgão Ministério Público Federal. "Cidadão em" na cor laranja e "ação" na cor vermelho.

O Projeto Cidadão em Ação, da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (1ª CCR) em parceria com o MPF em Campina Grande (PB), terá início na Paraíba com uma oficina no município de Areia, na região do Brejo. O evento será no dia 28 de agosto, às 19 horas, no Teatro Minerva, e tem por objetivo estimular o controle social e a participação dos cidadãos na fiscalização de programas governamentais e dos gastos públicos.

Segundo o procurador da República Bruno Galvão Paiva, idealizador do projeto, além de Areia, as oficinas percorrerão outros três municípios da Paraíba até o final de 2019: Campina Grande, Cuité e Juazeirinho. Ainda de acordo com o membro do MPF em Campina Grande, a intenção é estimular e qualificar cidadãos a realizarem, de forma permanente e qualificada, a fiscalização dos atos dos gestores públicos de suas respectivas localidades. As oficinas serão abertas a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia. “O objetivo é capacitar os cidadãos a usarem as ferramentas adequadas para a defesa de direitos e o controle social das políticas públicas, contribuindo assim para que os recursos públicos sejam melhor aplicados”, justificou Bruno Galvão.

Cartilha – Como fiscalizar o uso de dinheiro público e a execução de políticas e programas governamentais? O que fazer diante de irregularidades na concessão de benefícios como Bolsa Família ou Seguro-Defeso? Quais são os passos para oferecer uma denúncia ao Ministério Público? Essas e outras perguntas são respondidas na cartilha Cidadão em Ação, lançada nesta semana pelo Ministério Público Federal.

A cartilha explica como localizar na internet informações sobre a aplicação das verbas de programas como Bolsa Família e Seguro-Defeso. Mostra os passos para acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que disponibiliza dados sobre o andamento de obras em creches, escolas e quadras poliesportivas nos municípios brasileiros. Também explica como consultar Portais da Transparência e o Cadastro Nacional de Condenações por Improbidade Administrativa, e de que forma é possível ajudar a fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em cada situação, a cartilha informa o passo a passo para que o cidadão possa denunciar irregularidades ao MP. O texto traz exemplos de documentos e arquivos que podem comprovar os fatos narrados na denúncia, como contracheques na internet, fotos de redes sociais, etc. A cartilha ainda indica aplicativos úteis, como o MPF Serviços e o Pardal.

“A cidadania pode se manifestar de diferentes formas, sendo uma delas a participação social para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma a coordenadora da 1CCR, Elizeta Ramos, no texto de apresentação da cartilha. O projeto parte da premissa de que o controle social é complementar àquele feito pelos órgãos de fiscalização e que, com o apoio da população, fica mais fácil garantir o uso adequado do dinheiro público.

Cartilha

Mais informações sobre o projeto

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular1: (83) 99132-6751
Celular2: (83) 99116-0433
No Twitter: @MPF_PB

registrado em: *1CCR, Controle Social
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita