Paraíba

Direitos do Cidadão
17 de Janeiro de 2017 às 15h40

MPF/PB recomenda adoção de medidas para combater mosquito Aedes em Monteiro

Recomendação foi feita devido ao surto de chikungunya que atingiu o município nos últimos dois anos

PRM em Monteiro - Foto: Ascom MPF/PB

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) recomendou ao Município de Monteiro e à Secretaria Municipal de Saúde que adotem medidas preventivas e repressivas para evitar e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

Confira a recomendação

Conforme recomendação, o município terá que criar, caso não exista, o Comitê de Mobilização de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti em locais estratégicos nos bairros onde há maior incidência do mosquito. Para isso, o município deverá mobilizar toda a comunidade, imprensa, formadores de opinião, profissionais da saúde, associações de classe e moradores, escolas, secretarias de governo, autoridades civis e militares.

Recomendou-se ainda que a Secretaria Municipal de Saúde aumente o número de visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias, com a criação de cronograma de visitas para combate e eliminação dos focos de proliferação do mosquito, a ser iniciado pelos bairros com maior registro de casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

O MPF/PB sugere a formação de equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da saúde especializados em doenças epidemiológicas e infecciosas, para acompanhar o trato dos casos identificados das doenças transmitidas pelo mosquito. Caso não seja possível a constituição da equipe, deve ser informado ao MPF e à Secretaria de Saúde do Estado para firmar parcerias que viabilizem a formação da equipe.

Também recomenda-se a elaboração de um cronograma para levantar e corrigir os locais com maior incidência de infestação e consequente contaminação de pessoas, como também para efetivação de uma política preventiva. O MPF/PB ainda recomenda a realização de campanhas educativas de mobilização em rádios locais e nas escolas municipais sobre como combater o mosquito.

Estado de emergência - A recomendação foi feita devido aos surtos de chikungunya que atingiram o município de Monteiro nos últimos dois anos, tendo sido decretado, inclusive, estado de emergência na saúde pública. Também foi considerado o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Governo Federal, criado para conter novos casos da doença relacionados ao vírus zika e estabelecer a estratégia de acompanhamento e suporte às gestantes, crianças e mães que tiveram partos recentes afetadas.

Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9132-6751
No twitter: @MPF_PB

Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços