Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
13 de Novembro de 2019 às 13h55

MPF promove evento ‘Leitura Inclusiva - Disseminação do Portal Livro Acessível’ na Paraíba

Bate-papo sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual ocorrerá em 3 de dezembro

A imagem mostra o desenho de duas pessoas com deficiência visual e o texto "Leitura inclusiva - disseminação do portal livro acessível". Abaixo está o mesmo texto em braille. O fundo da imagem é composto por várias páginas de livros.

Arte: Ascom MPF/PB

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), promove, no próximo 3 de dezembro, das 14h às 17h, no auditório do órgão em João Pessoa, o evento ‘Leitura Inclusiva - Disseminação do Portal do Livro Acessível’. Na ocasião, serão abordadas questões relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência visual, além de explicado como acessar o Portal do Livro Acessível. O auditório do MPF na capital está localizado na avenida Epitácio Pessoa, 1800, Expedicionários.

Participarão do evento representantes de bibliotecas públicas e privadas da capital, das secretarias estadual e municipal de educação, do Ministério Público Estadual e de outros órgãos, bem como pessoas com deficiência e demais interessados. O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento – vagas limitadas a 100 participantes. Após o portal ser apresentado, será aberto espaço para bate-papo entre autoridades e demais participantes sobre as dificuldades que o público com deficiência visual tem para ter acesso às obras em braille ou audiolivros.

Portal Livro Acessível - Auxiliar pessoas com deficiência visual a adquirir livros em formatos acessíveis, direcionando as demandas para as editoras brasileiras e fomentando a leitura inclusiva e a democratização do acesso à informação. Esse é o objetivo do Portal do Livro Acessível, lançado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho de 2017 com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal.

A iniciativa pretende difundir os princípios preconizados pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), para beneficiar especialmente os cerca de seis milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual. Por meio da plataforma, criada em linguagem acessível, o usuário interessado em obras literárias pode fazer sua solicitação diretamente às editoras detentoras dos direitos de publicação que integram o portal. São as próprias empresas as responsáveis em proceder com a produção e a venda dos títulos solicitados, segundo os critérios estabelecidos pelo TAC. A editora é a responsável por efetivar a entrega do livro solicitado e poderá cobrar, no máximo, o mesmo valor de capa da versão física da obra.

Facilitação no atendimento - Antes do compromisso firmado com o Ministério Público Federal, a pessoa interessada em adquirir um livro em formato acessível precisava solicitar a obra diretamente à editora sem um canal específico de atendimento ou controle em relação ao prazo de fornecimento. Com a plataforma online, isso muda pois as empresas que não atenderem à solicitação estarão submetidas a uma série de sanções previstas no TAC.

Íntegra do Termo de Justamento de Conduta

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular1: (83) 99132-6751
Celular2: (83) 99108-0933
No Twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

 

prpb-ascom@mpf.mp.br
(83) 3044-6200
Atendimento de segunda a quinta, das 12 às 17h e sexta-feira, das 8 às 12h

Plantão

Plano Estratégico do MPF na Paraíba

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita