Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Fiscalização de Atos Administrativos
31 de Janeiro de 2018 às 17h40

MPF em Campina Grande (PB) fiscaliza sorteio de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida

Procurador e técnico de TI do órgão auditaram sorteio realizado nesta quarta-feira (31)

Imagem: Ascom MPF/PB

Imagem: Ascom MPF/PB

O Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande (PB) fiscalizou o sorteio de unidades habitacionais do Complexo Aluízio Campos, localizado no bairro do Ligeiro, em Campina Grande, construído com recursos federais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). O procurador Bruno Barros de Assunção e o técnico em Tecnologia da Informação do MPF, Romulo Ricardo Lemos de Oliveira, auditaram o sorteio realizado na manhã desta quarta-feira (31), no Parque do Povo.

Segundo o procurador Bruno Barros, o evento transcorreu dentro do esperado. “Tudo ocorreu dentro do previsto, do que nós planejávamos, com lisura, de forma regular, sem nenhum tipo de interferência, sem imprevistos”, ressaltou o membro do Ministério Público Federal.

“O MPF está acompanhando o procedimento desde o início. Acompanhamos as inscrições, a visita que a prefeitura fez às famílias, fizemos simulações e, agora, o sorteio. O programa desenvolvido para o sorteio pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é seguro, ainda mais por ter sido feito por uma equipe reconhecida em trabalhos de combate à corrupção”, destacou o procurador, referindo-se aos professores e alunos do Laboratório Analytics, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG.

O sorteio – Antes de iniciar o sorteio pelo sistema da UFCG, que usa dados protegidos por criptografia, criado exclusivamente para este evento, quatro cidadãos presentes no Parque do Povo subiram ao palco e sortearam 16 números aleatórios, a partir de quatro urnas. “Todo processo de sorteio em computador depende de um número inicial, que é usado para embaralhar, o que chamamos de semente”, explicou Nazareno Andrade, um dos idealizadores do software.

Após embaralhados os bilhetes anônimos, ocorreu o sorteio dos contemplados e a lista de reserva de 30%. A partir daí, os representantes do MPF e da prefeitura inseriram partes de uma senha (metade da senha para cada órgão) no sistema, revelando os nomes e os CPFs dos contemplados no sistema.

“O sorteio aconteceu sem que ninguém soubesse os nomes dos sorteados. Apenas os representantes do MPF e da prefeitura tinham partes de uma senha capaz de transformar os bilhetes anônimos em nomes de pessoas. Nenhum dos dois conseguiria digitar a senha toda”, esclareceu o professor da UFCG.

As ações comandadas no computador da UFCG foram feitas em paralelo em máquinas do MPF e da prefeitura, obtendo os mesmos resultados. “Nós acompanhamos, fizemos o sorteio paralelo e as três máquinas geraram o mesmo resultado, o que demonstrou a lisura do processo”, concluiu Bruno Barros.

Inscritos e contemplados - Mais de 15 mil pessoas se inscreveram para concorrer às casas do Aluízio Campos, dentre as quais 11.611 ficaram aptas para o sorteio, depois das análises previstas em lei.

Foram contempladas 128 pessoas com deficiência, 181 idosos, além de 3.022 pessoas do grupo 2 e 533 do grupo 3, além das demais que foram contempladas sem sorteio, a exemplo dos posseiros da área e mães de bebês com microcefalia, totalizando 4.100 unidades habitacionais - 3.012 casas e 1.088 apartamentos.

A relação dos contemplados passará ainda pela devida averiguação e triagem do Banco do Brasil, para verificação de problemas de natureza cadastral e outras ocorrências.

O complexo habitacional – O Complexo Habitacional Aluízio Campos é considerado o maior empreendimento em construção do Programa Minha Casa Minha Vida. A obra está orçada em cerca de R$ 300 milhões, em verbas do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Confira galeria de fotos

Confira lista dos contemplados: http://campinagrande.pb.gov.br/aluiziocampos

Procedimento Administrativo de Acompanhamento n. 1.24.001.000349/2015-39


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9.9132-6751
No Twitter: @MPF_PB

registrado em: *1CCR, Minha Casa Minha Vida
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita