Paraíba

Direitos do Cidadão
6 de Dezembro de 2021 às 10h25

MPF convida sociedade para prestigiar o ‘Festival de Artes: os impactos da covid-19 pelo olhar de estudantes da Paraíba’

Evento ocorrerá ao vivo, em 10 de dezembro, no canal da Escola Cidadã Integral da Paraíba, no Youtube

#pratodosverem A imagem é o desenho de uma gaiola de passarinho e dentro tem uma silhueta de uma pessoa que está sentada com a cabeça curvada sobre os joelhos.

Arte: Instituto Auschwitz

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEECT) e o Instituto Auschwitz para a Prevenção de Genocídios e Atrocidades Massivas (AIPG), convida a sociedade paraibana para prestigiar o ‘Festival de Artes: impactos da Covid-19 pelo olhar dos/as estudantes das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs), Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e de ECIs Socioeducativas do estado da Paraíba’. O evento será transmitido ao vivo, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a partir das 18h, pelo canal da Escola Cidadã Integral da Paraíba, no Youtube.

O festival terá produções artísticas (desenhos, fotos, vídeos, textos, poemas, dentre outros) e experiências de estudantes e professores do sistema de educação pública integral da Paraíba. As produções foram desenvolvidas no último semestre de 2021, por meio de atividades em que estudantes do ensino fundamental 2 e do ensino médio debateram direitos humanos e produziram arte como resultado dessa reflexão. As atividades pedagógicas foram elaboradas pelo Instituto Auschwitz sobre temas atuais de direitos humanos envolvendo a pandemia causada pelo coronavírus. As produções artísticas ficarão disponíveis para visitação virtual na internet, em um website criado pelo Instituto Auschwitz.

Festival de artesO evento terá a participação do secretário Executivo de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Gabriel dos Santos Souza Gomes; da diretora do Programa Warren de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz, Clara Ramírez Barat; do procurador da República José Godoy Bezerra de Souza; e de uma plenária com professores e professoras envolvidos na iniciativa.

O festival é parte do projeto Cidadania e Democracia desde a Escola, idealizado em 2016 pelo Instituto Auschwitz, em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF) e a antiga Secretaria Nacional da Cidadania (MDH), para promover espaços de diálogo plural e respeitoso nas escolas do sistema público de ensino brasileiro. Em um sentido amplo, o projeto visa contribuir ao fortalecimento da democracia e dos direitos humanos na sociedade brasileira.

Na Paraíba, o projeto Cidadania e Democracia desde a Escola foi apresentado a órgãos e instituições do sistema educacional público em outubro de 2019, sendo adotado nas Escolas Cidadãs Integrais, em 2020, após a formação de professores e profissionais da rede estadual de ensino, realizada pelo Instituto Auschwitz em março de 2020. Em abril de 2021, o projeto lançou o e-book ‘Cidadania e democracia desde a escola em tempos de Covid-19: Uma experiência nas escolas do socioeducativo do Estado da Paraíba’. O e-book revela, por meio de produções artísticas, o que pensam os/as jovens das seis unidades do sistema socioeducativo da Paraíba sobre temas como racismo, desigualdade e direitos humanos.

Conforme dados do Instituto Auschwitz, desde 2018, o projeto já envolveu um total de 576 professores e professoras em todo o Brasil, e 5.548 estudantes nos estados de São Paulo, Paraíba e Brasília, Distrito Federal. Em 2020 e 2021, o Instituto Auschwitz fez parcerias com mais secretarias estaduais e municipais de educação (Alagoas, Belém (Pará), Ceará, Goiás, Pernambuco, e Rio Grande do Sul), com o objetivo de levar o projeto para mais localidades no país.

Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Auschwitz

Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

registrado em: Direitos humanos, #PRDC, *PFDC

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços