Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
13 de Julho de 2016 às 15h25

João Pessoa (PB) terá encontro de profissionais da educação sobre círculos de paz nas escolas

Evento tem como tema Círculos de Paz e Mediação Escolar: promovendo a cultura de paz na escola

Imagem: Pixabay com alterações

Imagem: Pixabay com alterações

Na quarta-feira, 20 de julho, será realizado em João Pessoa um encontro de profissionais da educação com o tema Círculos de Paz e Mediação Escolar: promovendo a cultura de paz na escola. O evento ocorrerá no auditório Oswaldo Trigueiro do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a partir das 19h, e será aberto a todos os profissionais da educação da capital paraibana e região metropolitana.

O encontro terá o painel Círculos de Paz e Mediação Escolar: vivências e experiências, com a participação de expositores da Central Judicial da Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, órgão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB?PB) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O psicólogo Paulo Henrique Moratelli que tem ampla experiência em mediação de conflitos será um dos expositores. Moratelli é coordenador da Central Judicial da Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, órgão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e integra, desde maio de 2014, o corpo docente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, viajando pelo Brasil para capacitar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa.

Pela OAB/PB fará exposição do tema a advogada e professora, Joseane Batista de Azevedo, mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/PB, a professora Joseane Azevedo também integra o Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos (PPGCJ) da UFPB.

Pelo MPPB, a exposição será feita pela 2ª promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Educação de João Pessoa, Ana Raquel Brito Lira Beltrão. A promotora também é coordenadora do Projeto "Na Escola com Respeito", do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação, que capacita educadores da rede pública de ensino sobre direitos humanos e práticas restaurativas nas escolas.

O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4), um dos oito grupos criados no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações que viabilizem o fortalecimento de valores centrais e sociais e mudança de atitude coletiva para elevação dos níveis da segurança humana na região metropolitana da capital do estado. O GT-4 é formado por representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça da Paraíba, Organização dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, Polícia Militar e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos (Mediac) da UFPB e Universidade Estadual da Paraíba.

Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita