Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Fiscalização de Atos Administrativos
10 de Outubro de 2018 às 18h10

Após ajuizamento de ação pelo MPF, segurança no Terminal Pesqueiro de Cabedelo (PB) é restabelecida

Ministério Público aguarda decisão judicial em relação ao retorno do funcionamento do espaço público

Seguranças trabalhando no Terminal Pesqueiro

Imagem: MPF/PB

Após ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa, a União restabeleceu a segurança no Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo. Em diligência realizada por agentes do MPF, nesta terça-feira (9), foi constatada a presença de equipe de segurança armada no local. E o portão da entrada principal, que estava arrombado, foi consertado. O Ministério Público aguarda decisão judicial em relação às implementações que devem ser feitas pela União para o retorno do funcionamento do espaço público.

Confira relatório de inspeção

O abandono do terminal foi constatado por representantes do MPF, Polícia Federal e Advocacia-Geral da União (AGU) em vistoria realizada no último dia 13 de agosto. Lá, os membros dos três órgãos flagraram a ausência de vigilantes, bem como a depredação do prédio e a falta de água e de luz no local.

Na ação ajuizada, o Ministério Público Federal requer que a União apresente, a partir do Estudo Simplificado de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e de levantamentos a serem feitos, projeto contemplando todas as necessidades do TPP para o funcionamento efetivo de seu parque industrial. O projeto deve conter cronograma de execução. Por fim, o MPF requer que, a partir do estudo, a União implemente todas as providências necessárias para o efetivo e pleno funcionamento do terminal.

“É preciso obrigar a União a retomar racional e efetivamente a funcionalidade do TPP, para que, finalmente, possa servir de sustentáculo à produção de riquezas e melhorias sociais, resguardando direitos constitucionalmente assegurados à população do município de Cabedelo e entorno, e a todo estado da Paraíba”, declarou o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Marcos Queiroga.

Ainda segundo Queiroga, está sendo investigado pela Polícia Federal o roubo de equipamentos adquiridos com recursos públicos, para responsabilização criminal dos envolvidos.

O terminal – Considerado modelo no país, o Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo foi inaugurado em 2010. Possui 10 mil metros quadrados e capacidade de processamento diária de 50 toneladas de pescado. Já foram gastos, pelo menos, R$ 14,4 milhões com obra, reforma, adequação e manutenção de aparelhos, sem sequer nunca ter entrado em pleno funcionamento.

Ministério Público Federal na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular1: (83) 99132-6751
Celular2: (83) 99116-0433
No Twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita