Ministério Público Federal

Missão, visão e valores

A missão, a visão e os valores do MPF foram definidos a partir do debate entre membros e servidores durante a elaboração do 1º Planejamento Estratégico Institucional 2011-2020.

Missão

Promover a realização da justiça, a bem da sociedade e em defesa do Estado Democrático de Direito.

Visão

Até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.

Valores

Autonomia institucional: garantia de auto-organização para o desenvolvimento de suas funções constitucionais, em benefício da sociedade.

Compromisso: dedicação permanente à defesa do interesse público e da democracia.

Transparência: compromisso com a ampla divulgação de informações relativas à atuação institucional e à execução orçamentária e financeira do MPF, para fins de controle social.

Ética: comportamento de acordo com os mais altos valores de probidade e moralidade, em busca do bem comum.

Independência funcional: liberdade do membro do MPF de, no exercício de suas atribuições, agir de acordo com o seu convencimento na interpretação da Constituição e das leis, sem vinculação hierárquica e de forma a assegurar o cumprimento da missão institucional.

Unidade: os membros do MPF constituem uma só instituição e a sua força também se revela na atuação independente e harmônica dos procuradores da República.

Iniciativa: capacidade de agir independentemente de provocação.

Efetividade: alcance de resultados positivos para a sociedade.