Pará

Procuradoria da República no Pará

Eleitoral
1 de Março de 2016 às 17h45

TRE do Pará aplica execução imediata da pena a condenados por corrupção eleitoral

O Tribunal acatou questão de ordem do MP Eleitoral e aplicou o entendimento recentemente firmado pelo Supremo Tribunal Federal

Divulgação TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) determinou a execução imediata da pena pelo crime de corrupção eleitoral contra Wildson de Araújo Mello (PSDB) e Ruth Marília Gonçalves (PRB), candidatos a vereador nas eleições municipais de 2012, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Eles foram condenados na primeira instância por compra de votos e a condenação foi  confirmada nesta terça, 1º de março, pelos desembargadores do TRE.

Após a confirmação da condenação, o Ministério Público Eleitoral levantou questão de ordem, pedindo a aplicação do entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a execução da pena pode ser imediata após condenação em órgão colegiado na segunda instância. A decisão foi por quatro votos a três. Condenados a 1 ano e meio de prisão, tiveram no entanto a pena convertida em restrição de direitos, o que significa que não serão presos mas poderão pagar multa, serviços à comunidade ou obrigados a se apresentar periodicamente à Justiça.

Os dois candidatos foram condenados por “farta distribuição de bens, cestas básicas e gêneros alimentícios, o que caracteriza a corrupção eleitoral, a captação ilícita de sufrágio e o abuso do poder econômico”. Foram encontradas provas de que os dois distribuíram pelo menos 77 cestas básicas, além de dinheiro, a eleitores em troca de votos.

A decisão de hoje do TRE do Pará aplica o entendimento do STF em julgamento do último dia 17 de fevereiro, quando a corte, ao negar um habeas corpus, decidiu que o início da execução de pena condenatória após a confirmação da sentença em segundo grau de jurisdição não ofende o princípio constitucional da presunção de inocência.

O relator do caso, ministro Teori Zavascki, ressaltou em seu voto que, até que seja prolatada a sentença penal, confirmada em segundo grau, deve-se presumir a inocência do réu. Mas, após esse momento, exaure-se o princípio da não culpabilidade, até porque os recursos cabíveis da decisão de segundo grau, ao STJ ou STF, não se prestam a discutir fatos e provas, mas apenas matéria de direito.

Processo nº 177-79.2013.6.14.0043

Ministério Público Federal no Pará
(91) 3299-0148 / 98403-9943 / 98402-2708
prpa-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/pa
www.twitter.com/MPF_PA

Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1476

Edifício Evolution

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-200

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 12 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

10 às 17h

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

O plantão da Procuradoria da República no Pará funciona em apoio ao plantão da Justiça Federal e também para o atendimento dos casos emergenciais de violação dos direitos do cidadão e da coletividade, por meio de pedidos, ações, procedimentos e medidas de urgência destinadas a evitar perecimento e danos a direito individual, difuso e coletivo, assegurar a liberdade de locomoção e garantir a aplicação da lei penal. Período e horário do plantão: Sábados, domingos, feriados, recessos e nos dias úteis iniciará às 18h01 e finalizará às 08h59 do dia seguinte, bem como abrangerá também as Procuradorias da República nos municípios do Pará nos finais de semana, nos feriados, nos pontos facultativos e nos recessos.