Pará

Meio Ambiente
7 de Outubro de 2021 às 23h55

MPF publica dados dos resultados das auditorias dos acordos da pecuária e dos grãos no Pará (atualizada)

Vídeo completo do evento está no canal da unidade do MPF no Pará no YouTube

#pratodosverem: foto de pessoa negra teclando em notebook cuja tela apresenta uma série de gráficos e estatísticas. Ao centro da imagem, o texto Auditorias de Sustentabilidade, na cor branca.

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

O Ministério Público Federal (MPF) publicou, nesta quinta-feira (7), as íntegras de apresentações e de outros documentos utilizados ou citados no evento de divulgação dos resultados de novas auditorias da sustentabilidade das cadeias econômicas da pecuária e dos grãos no Pará.

Realizado também nesta quinta-feira, o seminário on-line foi transmitido ao vivo e a gravação completa do evento está disponível no canal da unidade do MPF no Pará no YouTube.

Confira os documentos:

Saiba mais – As auditagens são previstas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) da cadeia da pecuária e no Protocolo Verde de Grãos. Esses acordos vêm sendo assinados desde 2009 no Pará entre MPF, setor produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização. As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação socioambiental seja respeitada.

O cumprimento da legislação evita que sejam comercializados itens com matéria-prima proveniente, por exemplo, de áreas com desmatamento ilegal, grilagem, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas e quilombolas, ou sem regularização ambiental ou fundiária.

Em 2018 o MPF divulgou os resultados referentes às aquisições de gado feitas em 2016. Em 2019 foram divulgados os dados de compras de gado realizadas em 2017 e de aquisições de grãos da safra 2017/2018.

Apoios – As iniciativas pela sustentabilidade das cadeias econômicas da pecuária e dos grãos, que hoje são implementadas pelo MPF em toda a Amazônia, ganharam o apoio de governos estaduais e municipais e de representantes de associações empresariais das cadeias econômicas, incluindo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O evento de divulgação deste ano das mais recentes auditorias das compras de matéria-prima produzida no Pará foi realizado pelo MPF com o apoio da organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, uma das entidades que atuam em parceria com a instituição para fortalecer os compromissos sociais e ambientais das cadeias econômicas e para impulsionar sua implementação.

• Confira página com os resultados de todas as auditorias no site da articulação Boi na Linha

Texto alterado às 10h de 22/10/2021 para acréscimo das apresentações dos resultados de auditorias detalhados por empresas auditadas

Conteúdo ampliado às 11h20 de 06/03/2020 para inserção de link para página com os resultados de todas as auditorias no site da articulação Boi na Linha

Ministério Público Federal no Pará