Pará

Comunidades Tradicionais
19 de Março de 2020 às 14h50

MPF cobra ações de prevenção ao novo coronavírus entre povos indígenas e tradicionais na região oeste do Pará

Funai, Sesai, ICMBio e Secretaria de Saúde devem informar quais providências estão tomando para proteger as comunidades, principalmente de indígenas isolados e de recente contato

Desenho da morfologia estrutural do vírus de coronavírus, e a palavra Coronavírus

Imagem de Olga Lionart via Pixabay.com

O Ministério Público Federal (MPF) enviou pedidos de informações sobre as providências para proteger povos indígenas e comunidades tradicionais contra a pandemia do novo coronavírus na região oeste do Pará. Foi iniciado um procedimento, em Santarém (PA), para acompanhar as medidas tomadas por vários órgãos que têm o dever constitucional de assegurar a saúde dessas populações.

O MPF encaminhou ofícios à Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e secretarias de saúde, turismo e meio ambiente do município de Oriximiná pedindo informações, com prazo de cinco dias para as respostas. Os órgãos devem informar quais medidas estão adotando prevenir a disseminação do Covid-19 entre povos indígenas, principalmente os isolados e de recente contato que vivem na região dos rios Trombetas, Mapuera e Cuminapanema.

Além de medidas para garantir o acesso à informação e a implementação de protocolo de prevenção, os órgãos devem informar sobre o planejamento para tratamento adequado e notificação de casos suspeitos ou confirmados entre os indígenas e sobre medidas de proteção territorial e sanitária – impedindo o acesso de pessoas estranhas nas áreas onde vivem indígenas isolados e de recente contato.

Às secretarias de turismo, saúde e meio ambiente de Oriximiná, o MPF questionou sobre a adoção de protocolo de prevenção para as atividades de turismo de pesca esportiva na bacia do rio Trombetas. A área atrai muita gente de regiões onde já há grande incidência de contágio do Covid-19 e é local de moradia de comunidades de recente contato e mesmo em isolamento voluntário. Essas pessoas são protegidas por legislações específicas por terem pouca ou nenhuma capacidade de resposta imunológica ao vírus. Ao ICMBio, o MPF perguntou quais medidas de prevenção estão sendo tomadas para povos e comunidades tradicionais que moram nas unidades de conservação federais da região.

Ministério Público Federal no Pará
saj.mpf.mp.br
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
facebook.com/MPFederal
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf

registrado em:

Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1476

Edifício Evolution

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-200

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 12 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

10 às 17h

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

O plantão da Procuradoria da República no Pará funciona em apoio ao plantão da Justiça Federal e também para o atendimento dos casos emergenciais de violação dos direitos do cidadão e da coletividade, por meio de pedidos, ações, procedimentos e medidas de urgência destinadas a evitar perecimento e danos a direito individual, difuso e coletivo, assegurar a liberdade de locomoção e garantir a aplicação da lei penal. Período e horário do plantão: Sábados, domingos, feriados, recessos e nos dias úteis iniciará às 18h01 e finalizará às 08h59 do dia seguinte, bem como abrangerá também as Procuradorias da República nos municípios do Pará nos finais de semana, nos feriados, nos pontos facultativos e nos recessos.