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Desempenho da Estratégia Institucional

No ciclo PDCA, o monitoramento da estratégia institucional se localiza no campo do Check, ou seja, é o momento em que se checa o alcance dos resultados. A medição dos indicadores fornece insumos para a tomada de decisão dos gestores do MPF. Para saber mais sobre indicadores, clique aqui.

Desempenho são os esforços empreendidos na direção de resultados a serem alcançados. Assim, podemos entender que a medição de desempenho é a ação de medir os resultados dos esforços empreendidos.

A implementação da gestão de desempenho tem o intuito subsidiar os gestores no processo de tomada de decisões, fornece informações confiáveis e permite uma análise da efetividade dos resultados da gestão. É imprescindível, portanto, para o alcance da excelência na promoção de serviços e para fomentar o alcance dos objetivos estratégicos. Permite, portanto, identificar se as estratégias definidas estão corretas, se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado e se são necessárias ações corretivas.

 “A gestão do desempenho constitui um conjunto sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados e os esforços e capacidades necessários para seu alcance, incluindo-se a definição de mecanismos de alinhamento de estruturas implementadoras e de sistemática de monitoramento e avaliação” (BRASIL, 2009(b), p. 9).

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), um sistema de medição de desempenho organizacional é “o conjunto de indicadores estruturados, apoiados por práticas, métodos e ferramentas visando à coleta, descrição e representação de dados voltados para a geração de informações de desempenho”.

Assim, um sistema de medição de desempenho serve para:

  • Analisar problemas estratégicos de forma proativa, antes que desvios ocorram;
  • Apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização;
  • Apoiar a tomada de decisão;
  • Apoiar o aprendizado da organização;
  • Reconhecer a dedicação coletiva;
  • Comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores na administração pública.

Para os objetivos de um sistema de medição de desempenho serem alcançados, comunicação é essencial.