Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

error while rendering plone.global_sections

Entenda a epidemia

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, quando foram registrados casos na China. Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. Em 1965 o vírus foi descrito como coronavírus em decorrência do perfil na microscopia, por parecer uma coroa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 30 de janeiro de 2020, declarou a epidemia do novo coronavírus como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), e, em 11 de março de 2020, a caracterização desse evento como pandemia, em razão da amplitude mundial. Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

Saiba mais sobre o coronavírus - Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. A doença ainda precisa de mais estudos e investigações que caracterizem melhor os sinais e sintomas, mas até o momento os mais conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar.

As pesquisas sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Portanto, qualquer indivíduo que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com um infectado pelo novo coronavírus está em risco de contaminação.

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. O período de transmissibilidade do vírus ainda é desconhecido.


Informações: Ministério da Saúde