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Ouvidoria passa por auditoria interna para obter terceira certificação internacional ISO 9001:2015

Procedimento avalia se o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ/Ouvidoria) está em conformidade com as normas da certificação internacional
Ouvidoria passa por auditoria interna para obter terceira certificação internacional ISO 9001:2015

Foto: Ouvidoria/MPF

A Ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF) passou, nessa quinta-feira (10), pelo processo de auditoria interna para a renovação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ/Ouvidoria nos padrões da Norma ISO 9001:2015. Esta etapa - realizada pela Secretaria de Modernização e Gestão Estratégica (SGE), por meio do Escritório de Processos do MPF - é um dos pré-requisitos obrigatórios para obter a certificação.

Trata-se de uma simulação da auditoria de certificação, realizada por auditores internos (servidores do MPF com a formação exigida), que percorre todo o processo, analisando  a conformidade de sua execução. O objetivo é avaliar a conformidade do SGQ/Ouvidoria aos padrões da norma e preparar o setor para a auditoria externa – etapa seguinte –, na qual será atestado se o setor está apto ou não para receber o selo de qualidade internacional. A Ouvidoria está se preparando para receber a terceira certificação internacional de qualidade. A primeira foi obtida em dezembro de 2016, e a segunda, em março de 2018.

O coordenador de Atendimento e Qualidade da Ouvidoria do MPF, Fábio Montenegro Braga, explica que o selo ISO 9001:2015 comprova que o setor trabalha dentro de um sistema de gestão de qualidade efetivo no desempenho do seu principal processo de trabalho, que é a tramitação de manifestações. "Os processos de trabalho da Ouvidoria são constantemente analisados e revisados, sendo pautados, sobretudo, na melhoria contínua, na busca pela excelência dos serviços dispensados ao cidadão e ao público interno”, salienta. A Ouvidoria é pioneira na realização de auditoria interna e externa feita por meio virtual.

Certificação ISO 9001:2015 – A norma ISO 9001 é uma certificação internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Para ser certificada, a organização formaliza o compromisso com a melhoria contínua dos processos de trabalho e precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente, objetivando aumentar sua satisfação.

Ao final do processo, será redigido relatório com as observações, e o documento será encaminhado de volta para o setor, a fim de que, se necessário, sejam feitos ajustes pontuais antes da auditoria de certificação, que será realizada por empresa certificadora contratada. Nesta última etapa, efetivamente, o auditor externo vai  atestar se o SGQ/Ouvidoria está apto ou não para receber a Certificação ISO 9001:2015.

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