Logo MPF nome Logo MPF

Sobre a Corregedoria

Com o objetivo de verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos membros no exercício de suas funções, a Corregedoria do Ministério Público Federal correiciona ofícios em todo o país. As correições têm ainda caráter educativo e buscam o contínuo aperfeiçoamento da atuação dos membros do MPF. Outra finalidade das correições é levantar as dificuldades e necessidades das unidades para encaminhar aos órgãos superiores do MPF.

As correições são realizadas nas 27 Procuradorias da República (PRs), nas cinco Procuradorias Regionais da República (PRRs), nas sete Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRs), na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e na Procuradoria-Geral da República (PGR). 

A Corregedoria tem investido no aperfeiçoamento das correições ordinárias por meio da utilização de ferramentas de Business Intelligence (BI). A ferramenta tem permitindo, por exemplo, a extração de dados dos órgãos revisores, por motivo de entrada, por membro e por classe do procedimento. 

O(a) procurador(a) em estágio probatório deve apresentar relatórios bimestrais de suas atividades para a Corregedoria. O estágio probatório é um período com duração de dois anos para adaptação, orientação e avaliação do Membro do MPF ao cargo. Compete ao corregedor-geral o acompanhamento, que consiste em auxiliar e orientar os membros, bem como examinar e avaliar a produtividade e o desempenho funcional durante o período que se encontrarem em estágio probatório.

Cabe ao(à) corregedor(a)-geral instaurar procedimento disciplinar para apurar faltas cometidas pelo membros no exercício do cargo de procurador(a).  

Confira o Regimento Interno da Corregedoria do MPF. 


Contatos

  • Endereço 
    Procuradoria Geral da República – Corregedoria do MPF 
    SAF Sul, Quadra 4,  Conjunto C, Lote 03, Bloco B, sala BC.10 
    CEP: 70050-900 – Brasília, Distrito Federal

 

Petições, Reclamações e Representações Disciplinares