Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Mato Grosso

Geral
22 de Maio de 2017 às 13h35

Instituto Federal de Mato Grosso propõe fortalecimento de parceria com MPF/MT

De acordo com o pró-reitor do IFMT, o objetivo da visita foi estreitar o relacionamento com o Ministério Público Federal de Mato Grosso

Procurador-Chefe do MPF/MT Gustavo Nogami e representantes do IFMT. Foto: Ascom/PRMT

Procurador-Chefe do MPF/MT Gustavo Nogami e representantes do IFMT. Foto: Ascom/PRMT

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), representado pelo procurador-chefe Gustavo Nogami, recebeu a visita do pró-reitor de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Marcus Vinícius Taques Arruda, e da diretora de Planejamento Executivo, Gláucia Mara de Barros, no último dia 12.

O objetivo da visita, de acordo com o pró-reitor, foi o de estreitar o relacionamento com o MPF/MT, mais especificamente oferecendo serviços e capacitações em áreas nas quais o IFMT possui expertise, aproximando o instituto da comunidade, como tem feito com a sociedade de modo geral.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso ressaltou que possui docentes e discentes em diversas áreas do conhecimento, que têm interesse em utilizar seus conhecimentos para interagir com a comunidade, por meio de cursos, capacitações, perícias, análises etc. “Temos profissionais e alunos de vários cursos que podem auxiliar os trabalhos do Ministério Público Federal. É uma prática útil para o fortalecimento acadêmico dos discentes, para o trabalho do MPF e para a comunidade beneficiada”, argumentou o pró-reitor.

“Em contrapartida, solicitamos que o MPF nos auxilie com estrutura e recursos para o desenvolvimento das atividades pelo IFMT (por exemplo, aquisição de veículos, materiais acadêmicos, bens de consumo, equipamentos de laboratórios, pequenas reformas etc.), encaminhando recursos oriundos de ações civis e penais (como a Ararath), de TACs, de transações penais, de suspensões condicionais dos processos, entre outros, que possam ser, porventura, direcionados para o IFMT, que sofre com enorme contingenciamento orçamentário neste ano”, explicou Marcus.

O procurador-chefe Gustavo Nogami esclareceu que a intenção é buscar uma maior aproximação do IFMT com o MPF e a sociedade, por meio dos serviços que possam ser prestados pela instituição de ensino, e, em contrapartida, garantir bens e serviços mínimos para o funcionamento adequado do IFMT.

Ações - O primeiro fruto da reunião foi a tratativa para a realização de uma capacitação pelo IFMT em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os servidores do Ministério Público Federal em Mato Grosso e para outros órgãos federais que não atendem ao Decreto nº5.626/2005. “Já estamos negociando o curso de Libras, semelhante ao que a Procuradoria já participou alguns anos atrás, para abranger os servidores do MPF e de outros órgãos parceiros para cumprimento do decreto que prevê o treinamento de 5% de todos os servidores do órgão em Libras. É uma atividade bastante importante para permitir o acesso de surdos aos serviços públicos federais e que, inevitavelmente, seria impactada no atual cenário de crise financeira”, explicou Nogami.

O PR-chefe esclareceu, ainda, que o IFMT, em uma segunda etapa, apresentará um rol de projetos para que outros procuradores analisem a possibilidade de destinar recursos e/ou bens para a instituição pública federal, formando um “banco de projetos”. “A ideia é que existam projetos disponíveis na PR/MT para serem contemplados caso surjam recursos oriundos da atividade ministerial e que possam facilitar a relevante missão do IFMT no desenvolvimento econômico, social e regional de MT”, concluiu.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
prmt-ascom@mpf.mp.br
(65) 3612-5083 

Contatos
Endereço da Unidade
MPF em Cuiabá
Jardim Cuiabá - Office & Flat
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky)
Bairro Jardim Primavera
CEP: 78.030-010
Cuiabá / MT

Outras unidades do MPF em MT
Cáceres
Sinop
Barra do Garças
Rondonópolis

Telefone: (65) 3612-5000

Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: das 11h às 16h

Atendimento ao Cidadão
Telefone: (65) 3612-5000

Assessoria de Comunicação
Telefone: (65) 3612-5133
saj.mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita