Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Mato Grosso do Sul

24 de Abril de 2007 às 14h54

Reunião define aplicação da Lei da Mata Atlântica na região da Serra da Bodoquena

MPF/MS participou da reunião, juntamente com promotores de Justiça, Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e entidades ambientais.

O procurador da República no Mato Grosso do Sul Mauro Cichowski dos Santos e os promotores de Justiça dos municípios de Bonito, Jardim, Miranda, Bodoquena e Porto Murtinho reuniram-se na última sexta-feira, 20 de abril, em Bonito (MS), com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de entidades ambientais, para discutir questões ambientais relacionadas à região da Serra da Bodoquena.

Um dos objetivos do encontro foi definir diretrizes para a aplicação da Lei nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica). Essa norma estabelece que as florestas estacionais deciduais e semideciduais (que na estação seca perdem total ou parcialmente as folhas) e seus ecossistemas associados, presentes na Serra da Bodoquena, são consideradas Bioma Mata Atlântica. Nessa condição, estão sujeitas a regras bastante restritivas para o seu desmate e exploração.

Por igual, foram objetos de discussão os problemas enfrentados pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena, tais como a morosidade na regularização fundiária, falta de ocupação por parte do Ibama de áreas já adquiridas, deficiência na fiscalização e projetos de implantação de assentamentos na zona de amortecimento do parque, sem prévio licenciamento ambiental antecedido de consulta obrigatória ao chefe da unidade de conservação.

Ao final, restou acordado que a apreciação de todos os pedidos relativos a corte e supressão de vegetação, planos de manejo florestal ou exploração de recursos naturais obedecerá estritamente as normas previstas na Lei n.º 11.428/06. Também definiu-se que o licenciamento de atividades na zona de amortecimento do Parque Nacional Serra da Bodoquena será necessariamente precedido de consulta ao chefe da unidade, que emitirá parecer vinculativo sobre a viabilidade ambiental do empreendimento.

Confira a ata da reunião no site: http://www.prms.mpf.gov.br


Patrícia Mello
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Mato Grosso do Sul
Telefones: (67) 3312-7298
E-mail: pnmello@prms.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
twitter.com/mpf_ms
youtube.com/AscomMPFMS

Informações à imprensa
saj.mpf.mp.br
(67) 3312-7265 / 7283

registrado em: Geral, meio ambiente
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Afonso Pena, 4444
Vila Cidade - Campo Grande/MS
CEP 79020-907

Pabx: (67) 3312-7200
Atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h
Atendimento aos jornalistas:
Assessoria de Comunicação Social
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita