Mato Grosso do Sul

Indígenas
9 de Julho de 2020 às 14h0

Campanha voltada à prevenção do coronavírus junto a comunidades indígenas de MS possibilita a arrecadação de mais 24,4 mil EPIs

Novas doações são provenientes da empresa BRF, do coletivo Juristas pela Democracia de MS e do projeto Hygia da USP

Protetores faciais entregues ao DSEI-MS

No último mês, 24.400 equipamentos de proteção individual (EPIs) foram destinados à prevenção da covid-19 junto a comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul (MS). A ação foi possível graças à campanha de arrecadação de EPIs realizada em conjunto pelos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho (MPF e MPT), pelas Defensorias Públicas da União e do Estado de MS (DPU e DPE) e pelo Corpo de Bombeiros Militar. Foram doadas máscaras descartáveis e reutilizáveis, calças, toucas e propés descartáveis, luvas, jalecos e protetores faciais, além de itens de higiene – sabonetes e álcool em gel.

Parte do material foi entregue para o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), em Campo Grande, e parte foi doada diretamente para atenção à saúde indígena em Dourados e região. Com as doações anteriormente efetuadas, totalizam-se 45.350 equipamentos de proteção individual doados diretamente às divisões de saúde indígena do estado, com a intermediação da Campanha.

Confira o quadro com as doações:

BRF

2.200 máscaras / 15 mil calças, toucas e propés

Juristas pela Democracia MS

4.500 luvas / 100 jalecos / 1.100 máscaras / 360 sabonetes / 18l álcool em gel

Projeto Hygia USP

1.500 protetores faciais

Vara Criminal Nova Andradina

6.000 máscaras

DPE/MS

6.250 máscaras

Projeto Coronavida

2.400 protetores faciais

Empresários

5.000 máscaras

GERDAU

1.000 protetores faciais

Confecções Naha

200 máscaras

Caarapó

100 máscaras

Campanha continua - Lançada no mês de abril, a campanha comemora as doações de mais de 45 mil unidades de variados equipamentos, principalmente protetores faciais e máscaras. Agora, o apelo é para a doação de luvas e jalecos. A insuficiência desses materiais, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), pode comprometer o atendimento em saúde nas aldeias indígenas do estado.

Os insumos e equipamentos estão sendo direcionados à prevenção da disseminação do coronavírus em Mato Grosso do Sul junto a uma das camadas mais vulneráveis da sociedade, que padece com a falta de equipamentos de proteção individual desde o início da pandemia. Pessoas físicas e jurídicas que possuam, fabriquem ou comercializam esses materiais e equipamentos podem participar, de acordo com a disponibilidade de cada um.

As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar do estado ou entregues diretamente aos órgãos de atenção à saúde indígena, conforme tem acontecido com a maioria dos Epis doados.

Veja o endereço da unidade do Corpo de Bombeiros Militar mais próxima nos links: metropolitano e interior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3357-0100.

Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
twitter.com/mpf_ms