Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

19 de Março de 2007 às 0h0

MPF firma acordo para encerrar conflito com índios no Vale do Rio Doce


O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL firmou hoje, 19 de março, Termo de Ajustamento de Conduta com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com as lideranças indígenas Pataxó, para pôr fim ao conflito deflagrado na região do Vale do Rio Doce, na sexta-feira passada, quando os índios fizeram reféns dois servidores da Funasa.

Os caciques das comunidades de Retirinho, Alto das Posses, Sede e Imbiruçu, liderando mais de 300 índios Pataxó, exigiam, entre outras coisas, normalização no atendimento médico, compra de medicamentos, que estava suspensa, segundo eles, há mais de dois meses, e assinatura de convênios com clínicas oftalmológicas.

Ao fim das negociações, comandadas pelos procuradores da República Edmar Gomes Machado, da Procuradoria da República em Ipatinga, e Zilmar Antônio Drumond, da Procuradoria da República em Governador Valadares, a Funasa se comprometeu a adotar providências imediatas, entre elas, compra urgente de medicamentos, liberação imediata de suprimentos de fundos especial para contratação de laboratório para exames clínicos e consultas de alta e média complexidade, e o ressarcimento das despesas médicas, exames laboratoriais e de imagem particulares realizados pelos índios.

A Funasa irá também tomar medidas para verificar os problemas de saneamento básico enfrentados pelas aldeias, enviando, no prazo de 45 dias, laboratório móvel de análise para examinar a água consumida nas comunidades.

Pelo acordo, o descumprimento de qualquer um dos itens pactuados implicará em multa diária no valor de quinhentos reais.

A Funai, por sua vez, comprometeu-se a fiscalizar a implementação das medidas, que também serão acompanhadas pelo MPF.

Com isso, os Pataxó concordaram em libertar os dois servidores da Funasa e franquearam aos demais funcionários livre acesso para o exercício de suas atividades nas aldeias.


Ascom-MPF/MG




Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita