Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

4 de Junho de 2003 às 0h0

Após audiência pública, Funai reconhece oficialmente etnia do Povo Aranã


Terminou agora, às 15 horas, a audiência pública realizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL para debater o reconhecimento de etnia do Povo Aranã.

A Funai, amparada no procedimento administrativo, instaurado pelo procurador da República Adailton Ramos do Nascimento, por meio do qual foi realizado um estudo antropológico em parceria com o CEDEFES – Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva, reconheceu oficialmente a etnia.

Serão, portanto, oito povos indígenas oficialmente reconhecidos no Estado de Minas Gerais: Maxakali, Xacriabá, Pataxó, Caxixó, Xucuru Cariri, Pankararu, Krenak e Aranã. Com relação a estes terá início, a partir de agora, sua inclusão como destinatário das políticas públicas destinadas aos povos indígenas.

Talvez a mais importante delas diga respeito à demarcação de suas terras. Nesse sentido, a DAF – Diretoria de Assuntos Fundiários da FUNAI – comprometeu-se a iniciar imediatamente os estudos tendentes à identificação e delimitação de território, devendo tais estudos estarem concluídos no próximo ano.

Além disso, os Aranãs terão ainda direito à prestação assistencial nas áreas de saúde e de educação, pois a lei prevê que os atendimentos aos povos indígenas nesses setores devem ser diferenciados daqueles prestados ao restante da população. Eles serão também destinatários de projetos de autosustentação econômica, a serem executados pela própria FUNAI.

O estudo preliminar executado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL em parceria com o CEDEFES apontou a existência de 90 pessoas na base territorial dos Aranãs (na região dos municípios de Araçuaí e Coronel Murta), mas os mesmos estudos indicam a existência de, pelo menos mais 90 famílias dispersas pelo Estado, que também terão direito à assistência prestada pela FUNAI.

Concluído com êxito o pedido de reconhecimento, o MPF vai continuar atuando no caso, para acompanhar de perto a questão fundiária consistente na demarcação das terras.

Amanhã acontece outra audiência pública, na sede da Procuradoria da República, a partir das 13 horas: desta vez para debater as políticas de telefonia nas terras indígenas.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita