Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

13 de Setembro de 2002 às 0h0

Representação contra políticos por suposta concessão irregular de TV's e Rádios Educativas é remetida à PRDF


O procurador da República José Jairo Gomes determinou à Procuradoria da República do Distrito Federal remessa dos autos de representação formulada por integrantes do Comitê Mineiro pela Democratização da Comunicação .

Tal representação funda-se em notícia veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, segundo a qual vários parentes de políticos mineiros obtiveram concessão de rádio e TV educativas no período de 1995 a 2002. As concessões concentrar-se-iam sobretudo no período em que o Deputado Pimenta da Veiga esteve à frente do Ministério das Comunicações, não tendo obedecido a um critério uniforme e imparcial.

O procurador entende que a concessão dos serviços em análise é realizada pelo Poder Executivo (Ministério das Comunicações e Presidência da República) e deve ser aprovada pelo Congresso Nacional (CF, art. 48, XII). Assim, os atos a ela relativos foram praticados em Brasília – DF e, portanto, eventual demanda que tenha por objeto o questionamento desses atos concessivos devem correr no foro da Justiça Federal da capital da República, já que lá é que foram praticados os atos inquinados. Por essa razão, os autos foram encaminhados à Procuradoria da República do Distrito Federal para a análise pertinente.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita