Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

Indígenas
11 de Junho de 2021 às 17h55

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Ministério Público Federal faz um esclarecimento sobre a nota divulgada hoje (11) pela empresa Vale S/A a respeito de acordo com os indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe

Foto de uma poça de lama de mineração e sobre ela escrito Desastre da Vale

Arte: Secom/MPF

Com relação à nota divulgada nesta sexta-feira (11) pela empresa Vale S.A. a respeito de acordo com os indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, o Ministério Público Federal esclarece que:

- NÃO É VERÍDICO que já foi formalizado o acordo para as medidas de reparação dos danos aos indígenas causados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão. As negociações continuam em andamento.

- Até o momento, de fato foi ajustada a implementação de um programa de suporte financeiro complementar, em substituição ao pagamento emergencial. Mas trata-se somente de compromisso, que inclusive exigirá a formulação das bases do mencionado programa. O repasse do dinheiro ainda não foi efetuado.

- Também esclarecemos que os serviços de assistência à saúde prestados pela Vale aos indígenas decorrem de compromisso assumido por meio do Termo de Acordo Preliminar Emergencial (TAP-E) firmado com o MPF em abril de 2019 e se dá de forma complementar à assistência prestada pelo SUS. A novidade é que foi ajustada a prorrogação da prestação dos serviços até dezembro de 2023.

- Por fim, esclarecemos que todas as ações realizadas pela Vale são decorrentes do TAP-E firmado com o MPF e a comunidade indígena, com participação da Funai. Atualmente, as negociações para celebração do acordo definitivo de reparação, conduzidas pelo MPF, MPMG, DPU, DPE-MG e Funai, estão ocorrendo com a participação ativa da comunidade indígena, auxiliados pela assessoria técnica independente Insea, contratada também por força do TAP-E, para auxiliar os indígenas no processo de reparação.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita