Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

Meio Ambiente
11 de Janeiro de 2022 às 16h55

Barragens: MPF participa de reunião com Governo do Estado e Ministério Público de Minas Gerais

Objetivo do encontro foi o de reunir forças para verificar a situação em que se encontram as barragens de rejeitos de mineração após as intensas chuvas das últimas semanas

#PraCegoVer Foto mostra quatro pessoas conversando em pé, em um círculo. Da esquerda para a direita, começando pelo canto inferior da foto, uma mulher de paletó e máscara pretos; depois, um homem de terno cinza e máscara preta; em seguida, o procurador da República Carlos Bruno, de terno cinza escuro, camisa azul e máscara preta; e finalmente o governador Romeu Zema, de camisa azul claro e máscara preta.

Foto: Ramon Bitencourt/Imprensa MG

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo coordenador da Força-Tarefa que atua nos casos Samarco e Brumadinho (Desastre da Vale), Carlos Bruno Ferreira da Silva, reuniu-se nesta terça-feira (11) com o governo do estado e o Ministério Público de Minas Gerais, para tratar da situação das barragens de rejeitos de mineração e eventuais riscos decorrentes do regime de chuvas incidente em Minas Gerais neste mês de janeiro.

O estado conta atualmente com 31 barragens classificadas em algum nível de emergência, sendo 22 estruturas no nível 1 (risco menor), seis no nível 2 e três no nível de emergência 3 (risco mais alto), conforme classificação da Política Estadual de Segurança de Barragens.

Após o encontro, o MPMG e o governo estadual notificaram as mineradoras para apresentarem, em até 24 horas, dados sobre a pluviosidade média que incidiu na barragem, a existência ou não de plano para o período chuvoso, avaliação da performance do sistema de drenagem, anomalias e patologias registradas, bem como as ações que serão adotadas para manutenção e monitoramento das estruturas.

As informações deverão ser apresentadas à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

De acordo com o procurador da República Carlos Bruno Ferreira, “a situação realmente é preocupante. Há mais de três dezenas de barragens em grave situação de risco em Minas Gerais, mas o MPF vem acompanhando diariamente a situação, em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM). Neste momento de fortes chuvas , o Ministério Público Federal se alia ao governo do estado e ao Ministério Público estadual nessas ações preventivas e em todas as medidas que forem necessárias para garantir o máximo possível a segurança da população mineira".



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita