Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

Indígenas
9 de Junho de 2022 às 17h20

MPF realiza vistoria no serviço de saúde em Grajaú (MA)

Ação faz parte de investigação que apura denúncias sobre más condições de funcionamento das unidades de saúde na Terra Indígena Bacurizinho

Fotografia do Procurador da República Felipe Ramón Froes conversando com integrantes da comunidade indígena em inspeção do serviço de saúde oferecido nas Terras Indígenas Bacurizinho e Morro Branco, em Grajaú (MA)

Procurador da República Felipe Ramón Froes inspeciona serviço de saúde oferecido nas Terras Indígenas Bacurizinho e Morro Branco, em Grajaú (MA). Foto: Gabinete da PRM/Balsas

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, o Ministério Público Federal (MPF) realizou inspeção no serviço de saúde oferecido nas Terras Indígenas Bacurizinho e Morro Branco, em Grajaú (MA). A ação faz parte de investigação que apura as condições de funcionamento dos serviços de saúde a cargo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Maranhão.

MPF_MA__2022_06_Visita_aldeia_indigena_Grajau_Dr_Felipe_Ramon__(3)__XXNa ocasião, o Procurador da República em Balsas, Felipe Ramón da Silva Froes, juntamente com o titular da 1a Promotoria de Justiça de Grajaú, Denys Lima Rêgo, verificaram a atual situação das unidades de saúde e educação do município, além de averiguar se há o efetivo  fornecimento de  água, medicamentos e transporte suficiente à população indígena local.

O procurador visitou a aldeia Morro Branco, dentre outras localidades da Terra Indígena Bacurizinho. Além disso, conversou com lideranças indígenas e esteve na Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Polo Base do DSEI. No decorrer das inspeções, o procurador foi convidado para participar de uma audiência pública para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que objetivou formar uma comissão para definir o Plano Municipal de Educação Ambiental.

MPF_MA__2022_06_Visita_aldeia_indigena_Grajau_Dr_Felipe_Ramon__(5)__XX_EDITNa audiência, o TAC foi apresentado à sociedade e foram colhidas sugestões dos indígenas, lideranças locais e professores para compor o plano. Na oportunidade, o procurador conversou com outras lideranças indígenas e obteve mais informações para instruir a notícia de fato em trâmite na unidade do MPF localizada no município de Balsas (PRM/Balsas). 



Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal no Maranhão

Twitter:@MPF_MA

https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h

http://www.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/atendimento-a-jornalistas

Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)

https://saj.mpf.mp.br/saj/

registrado em: *6CCR, Indígenas
Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita