Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

Meio Ambiente
25 de Fevereiro de 2019 às 19h5

MPF: ligações irregulares realizadas pela Cemar na Reserva do Gurupi, no Maranhão, devem ser desativadas

JF deu prazo de 60 dias para que a Cemar retire postes, cabos e relógios de energia instalados em área não autorizada, no interior da Reserva Biológica do Gurupi

Arte mostra, ao fundo, foto de paisagem característica de floresta (mostrando grandes árvores e pássaros) e a expressão 'Meio Ambiente' escrita em letras verdes.

Fonte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça Federal decisão que obriga à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) a retirar ligações irregulares e clandestinas, realizadas no interior da Reserva Biológica do Gurupi (Rebio do Gurupi), unidade de conservação federal que abriga o remanescente de floresta amazônica no estado.

A medida é resultado de ação civil pública promovida pela Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), após constatar que a concessionária de energia elétrica obteve do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorização para executar serviços de ligação apenas dos órgãos de fiscalização ambiental, mas acabou realizando a eletrificação rural de empreendimentos clandestinos, dentro da área protegida.

O MPF constatou que o ICMBio solicitou à Cemar a realização de obras de eletrificação das bases de fiscalização norte e sul, interligando-as ao sistema de energia elétrica preexistente mais próximo. Ocorre que, a despeito da autorização para a instalação da rede elétrica restringir o trajeto do sistema tão somente às bases de fiscalização do ICMBio, de modo que nenhuma outra demanda de eletrificação rural fosse atendida em razão do regime de proteção da unidade de conservação, a Cemar alterou substancialmente o projeto autorizado, desviando-se da finalidade inicial e ampliando o acesso às linhas de transmissão elétrica, inclusive para fazendeiros e pecuaristas já autuados por infrações ambientais graves.

Embora a Cemar tenha sido notificada diversas vezes das irregularidades em desconformidade com o projeto inicial, inclusive com a lavratura do Auto de Infração 33308/A e embargo da atividade, não houve qualquer resposta efetiva para solução do problema quanto ao desligamento da rede irregular.

Pela decisão da 8ª Vara da Justiça Federal, a Cemar tem prazo de 60 dias para realizar a imediata interdição do fornecimento de energia na rede elétrica implantada irregularmente no interior da Rebio do Gurupi e, ainda, retirar postes, cabos e relógios de energia instalados de forma irregular, em área não autorizada, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O MPF tem proposto várias ações judiciais contra empreendimentos desmatadores na Rebio do Gurupi.

 

Processo na Justiça Federal: 1000563-03.2019.4.01.3700

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República do Maranhão
Tel: (98) 3213-7100
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_MA

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone:

(98) 3213-7100.


Atendimento:

AVISO IMPORTANTE: 

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, por meio da Portaria PR/MA nº 120, de 02 de julho de 2021, que altera a Portaria n° 33, de 4 de março de 2021, determinou a manutenção da suspensão das atividades presenciais, por tempo indeterminado, no âmbito da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) e Procuradorias da República nos Municípios (PRM’s), adotando o regime de teletrabalho como medida imprescindível de prevenção à covid-19. O prazo da determinação poderá ser revisto por ato do Procurador-chefe, a depender das condições sanitárias atuais e da manifestação da Seção Judiciária da Justiça Federal no Maranhão.

Atendimento on-line ao cidadão e instituições

Aos cidadãos e instituições que precisarem acessar os serviços do MPF/MA, a orientação é que busquem atendimento on-line, por meio do portal (http://mpf.mp.br/servicos/acesse-o-mpf-servicos) e do aplicativo MPF Serviços, disponível para dispositivos Android e iOS.

O atendimento setorial em regime de teletrabalho está sendo realizado em turno único, das 9h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira, nos seguintes horários:

Setor de Gestão Documental (Protocolo) - 10h às 17h

Sistema de Peticionamento Eletrônico: https://apps.mpf.mp.br/spe/login

Sistema de Protocolo Eletrônico: https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Setor de Atendimento ao Cidadão - SAC - 10h às 17h

SAC 24hhttps://portal-desenv.mpf.mp.br/servicos/sac

Telefones: (98) 3213-7158 / 3213-7141

MPF Serviços: http://mpf.mp.br/servicos/acesse-o-mpf-servicos

Gabinetes dos Procuradores da República - 12h às 17h

Núcleo de Tutela Coletiva - 12h às 17h

Setor de Biblioteca e Pesquisa Documental - 14h às 17h

Secretaria Estadual - 12h às 17h

Coordenadoria Jurídica - 9h às 17h

Coordenadoria de Administração - 12h às 17h

Setores da Coordenadoria de Administração - 12h às 17h

Divisão de Gestão de Pessoas (Digep) - 11h às 17h

Plan-Assiste - 10h às 17h

Assessoria de Comunicação - 10h às 17h

Atendimento aos jornalistas: cadastre-se no Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ) do MPF, ferramenta que busca facilitar o contato da imprensa com a instituição. A partir de agora, repórteres que queiram solicitar informações ao MPF precisam apenas acessar http://saj.mpf.mp.br de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive celulares. Acesse aqui o tutorial com o passo a passo para se cadastrar no SAJ: (https://portal-desenv.mpf.mp.br/ma/sala-de-imprensa/docs/tutorial-cadastro-saj-sistema-de-atendimento-aos-jornalistas)

Telefone do Plantão Judiciário: (98) 98402-7382

De segunda à sexta-feira, o portão principal da Procuradoria da República no Maranhão será aberto às 9h e fechado às 17h para atendimento presencial, em caráter excepcional. A partir das 17h01 às 8h59 do dia posterior, bem como nos finais de semana e feriados, o atendimento será realizado por meio do telefone de plantão.

Telefones do Plantão Administrativo:

Para assuntos administrativos urgentes, entre em contato por meio dos seguintes telefones das Coordenadorias de Administração das unidades do MPF no Maranhão, no horário das 09h às 13h:

PR/MA (São Luís) Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC): (98) 98428-5169

PR/MA (São Luís) Coordenadoria de Administração: (98) 98889-7376

PR/MA (São Luís) Secretaria Estadual: (98) 98402-2542

PRM/Imperatriz: (99) 98405-2250

PRM/Caxias: (99) 98410-7103

PRM/Bacabal: (99) 98449-9949

PRM/Balsas: (98) 98839-5233

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita