Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

11 de Outubro de 2007 às 12h3

MPF/MA: Justiça decreta indisponibilidade de bens de funcionários do Banco do Nordeste

Além do ex-gerente e ex-superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, a justiça decretou a indisponibilidade dos bens de outras 20 pessoas.

A Justiça Federal no Maranhão decretou a indisponibilidade dos bens de Chhai Kwo Chheng e mais 21 pessoas, entre eles, Moisés Bernardo de Oliveira e Adalberto Felinto da Cruz Júnior, ex-gerente e ex-superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), respectivamente. A decisão é fruto de uma ação de ressarcimento ao erário cumulada com ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) contra os envolvidos no frustrado projeto do Pólo Industrial de Confecções da Grande São Luís.

Em setembro de 1997, a empresa Almeida Consultoria Ltda, a mesma que atuou no também frustrado projeto de execução do Pólo Confeccionista de Rosário, procurou instalar uma cadeia de pequenas unidades de produção vinculadas ao segmento de corte e costura de malhas. As unidades seriam distribuídas em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

O projeto foi financiado pelo BNB, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Como forma de viabilizar os recursos para a implantação do Pólo Industrial, a empresa Almeida Consultoria Ltda, ficou responsável pela elaboração de projetos para serem apresentados em nome de cada um dos “microempresários”.

“Os trabalhadores nunca souberam, de fato, que eram, formalmente, os autores dos projetos apresentados ao banco, e, assim, os beneficiários e responsáveis pela gestão dos recursos que seriam liberados. Eles assinaram documentos induzidos pelos responsáveis pela condução do empreendimento, ludibriados pelo que pensavam ser nada mais do que uma oportunidade de trabalho”, declarou a procuradora da República Thayná Carvalho Freire, autora da ação. 

Segundo a procuradora, os microempresários foram induzidos a abrir contas no BNB, nas quais os recursos do financiamento foram depositados, sem que eles tivessem qualquer acesso a essas contas. Chhai Kwo Chheng e outras pessoas sob sua orientação recebiam e geriam os recursos decorrentes dos financiamentos.

A Justiça decretou a indisponibilidade dos bens dos acusados até o montante de 25 milhões de reais, recaindo a medida sobre todos os bens (móveis e imóveis), direitos e ações de propriedade, inclusive ativos financeiros.

Banco do Nordeste - Pela decisão, o banco deve cancelar os débitos e avais em nome dos trabalhadores do Pólo Industrial de Confecções da grande São Luís, anulando a dívida dos "microempresários", e, ainda, retirar os nomes deles de quaisquer cadastros em que figurem como devedores em razão dos empréstimos (Serasa, SPC, Cadin, etc...). Empréstimos que deverão, agora, ser cobrados daqueles que forjaram os projetos e as associações para a liberação dos recursos, e que, de fato, receberam e se beneficiaram das verbas.

Relação dos acusados - Horlos Oliveira Guimarães, Irineu Pereira de Araújo Filho, Lin Hong Chiu, Yu Mao Lin, Marcelo Villin Prado, Mauro José Pereira, Franco Kiomitsu Suzuki, Érica Damásio Mesquita, Aline Almeida Peixoto, Cleber Batalha Franklin, Rubem Eurico da Cunha Pessoa, Teresa Cristina Nogueira Paim, Rui do Nascimento Paim, Francisco Carlos Moura Briseno, Alan Alexander Mendes Lemos, Noélia Alves da Silva, Adalberto Felinto da Cruz Júnior, Moisés Bernardo de Olivera, Chhai Kwo Chheng, Tudo Máquinas Ltda, Yamacom Nordete S/A, José Ribamar Reis de Almeida e Almeida Consultoria Ltda.

Já existe uma ação penal tramitando na Justiça Federal contra os mesmos réus.


Sérvulo Neves
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7137 / 9944-9223
E-mail: sneves@prma.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal no Maranhão

Twitter:@MPF_MA

https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h

http://www.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/atendimento-a-jornalistas

Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)

https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita