Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

Indígenas
13 de Outubro de 2017 às 16h50

MPF/MA: audiência pública amplia diálogo na definição de critérios para indígenas ingressarem em cursos da Ufma

MPF defendeu que a forma de acesso deve ser modernizada de modo a evitar fraudes no processo seletivo da instituição superior de ensino

Foto: divulgação/MPF/MA

Foto: divulgação/MPF/MA

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) realizou audiência pública para discutir novos critérios de comprovação da identidade indígena no processo de seleção das cotas para o ingresso nos cursos de graduação da universidade. A iniciativa aconteceu na última terça-feira (10) e foi decorrente de orientações firmadas entre a instituição e o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA).

A audiência serviu para ampliar o diálogo em busca de novas fórmulas para a aferição da identidade indígena. As proposições apresentadas foram unânimes em relação à importância de se rever o caráter absoluto hoje atribuído à autodeclaração. Para os participantes do evento, a simples declaração firmada pelos candidatos tem se mostrado como porta de abertura para inúmeras fraudes, em que os mais prejudicados acabam sendo as próprias comunidades indígenas, que deixam de acessar o ensino superior.

Entre as contribuições colhidas consta a proposição de criação de uma comissão, com a participação de técnicos e de representantes de diversas etnias indígenas, que faria a validação e confirmação das informações prestadas pelo candidato no ato de inscrição - as quais seriam compostas por quesitos e documentos que serviriam para corroborar com a autodeclaração firmada.

Participaram da audiência: o procurador da República Hilton Araújo de Melo; a reitora da Ufma, Nair Portela; além de estudantes, índios e representantes de diversas entidades como o Conselho Indigenista Missionário, a Defensoria Pública da União (DPU), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Procuradoria Federal junto à Ufma/Advocacia-Geral da União (AGU).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7161
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_MA

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita