Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

Combate à Corrupção
16 de Outubro de 2017 às 12h41

Ex-prefeito de Igarapé do Meio é condenado por improbidade administrativa

Após ação civil do MPF/MA, Antônio Berto Carreiro dos Santos foi condenado na Justiça Federal por aplicar recursos do Fundef de forma irregular

Após ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF), a Justiça Federal condenou Antônio Berto Caneiro dos Santos, ex-prefeito de Igarapé do Meio, pelo crime de improbidade administrativa. O acusado utilizou de forma irregular recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinados ao município, causando prejuízo ao erário.

 De acordo com MPF, no exercício financeiro dos anos de 2001 e 2003, o ex-prefeito aplicou de forma indevida os recursos federais destinados a educação, realizando vários empreendimentos sem o procedimento licitatório necessário, além de fragmentar despesas com objetivo de evitar realização de procedimentos licitatórios para aquisição de produtos e serviços. Essas condutas na liberação de recursos mostram que o ex-gestor municipal não observava as normas para o uso e assim, agia em desconformidade com a lei.

 De acordo com o juiz federal da 5º Vara, Antônio Berto não cumpriu as obrigações de representante do município de Igarapé do Meio que assumiu ao receber os recursos federais. “Estas condutas mostraram-se lesivas ao erário do município de Igarapé do Meio e assim, ao patrimônio do Fundef”.

 Dessa forma, a Justiça Federal suspendeu os direitos políticos de Antônio Berto Caneiro dos Santos pelo prazo de cinco anos e o proibiu de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo mesmo período. Além disso, o ex-prefeito de Igarapé do Meio foi condenado a ressarcir 500.183,18 reais aos cofres do Fnde.

O número do processo para consulta na JF/MA é 0006231-55.2008.4.01.3700

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Maranhão

Tel.: (98) 3213-7161

E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br

Twitter:@MPF_MA

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita