Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Eleitoral
5 de Outubro de 2018 às 17h10

Promotores eleitorais são orientados sobre como proceder no caso da ocorrência de “derrame de santinhos”

Conduta configura propaganda irregular e sujeita os infratores à multa, sem prejuízo da apuração da ocorrência de crime eleitoral

Arte retangular com fundo azul marinho, e a expressão Eleições 2018 em destaque.

Imagem: Secom/MPF

O procurador regional eleitoral em Goiás, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, expediu, nesta sexta-feira (5), a Instrução nº 01/2018, que orienta os promotores eleitorais a adotarem procedimentos diante da prática da conduta comumente conhecida como “derrame de santinhos”, que ocorre normalmente na véspera e no dia da eleição.

O derramamento indiscriminado de material de campanha (“santinhos”) nos locais de votação ou nas vias próximas configura propaganda irregular, sujeitando-se os infratores à multa, sem prejuízo da apuração da ocorrência de crime eleitoral, conforme previsto na Lei 9.504/1997 e na Resolução nº 23.457/2015 do TSE.

Para a responsabilização, tanto dos envolvidos na prática quanto dos candidatos beneficiários, é necessário realizar a devida instrução do feito, sob pena de inviabilizar a propositura das medidas judiciais cabíveis. No caso, demanda-se a confecção da certidão circunstanciada contendo data, hora e local, bem como os levantamentos fotográficos ou em vídeos, indicando a grande quantidade de santinhos nos locais de votação.

De acordo com a Instrução, as principais providências a serem tomadas quando o “derrame dos santinhos” for flagrado, acontecendo ou logo após acontecer, são a de registrar em vídeo a conduta ilícita, além de abordar os responsáveis, solicitar os seus documentos pessoais para a qualificação completa, inclusive endereço, e conduzi-los à delegacia para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O material de propaganda deverá ser apreendido. Também deverá ser fotografado ou filmado o material de propaganda que for encontrado no chão, devendo ser apreendido em seguida.

No caso de já ter ocorrido o derramamento dos santinhos, não estando mais presentes os autores, deve-se fotografar ou filmar o material de propaganda que for encontrado no chão a fim de identificar a quantidade e de qual candidato se trata a propaganda irregular. Em seguida, coletar o que for possível, em quantidade razoável e suficiente para comprovação do ilícito. Deve-se, também, lavrar relatório circunstanciado do ocorrido.

Em qualquer hipótese, as provas e evidências colhidas deverão ser encaminhadas, com a maior brevidade possível, no próprio dia das eleições, à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) de Goiás para fins de propositura de representação eleitoral contra o candidato responsável no mesmo dia, a fim de evitar discussão quanto à falta de interesse de agir e decadência da representação.

Cartilha – A PRE também elaborou a “Cartilha de Orientação – Eleições 2018 com o propósito de orientar e sugerir determinadas ações aos órgãos envolvidos na fiscalização do processo eleitoral, especialmente aos promotores eleitorais e às autoridades policiais, acerca de questões básicas referentes à propaganda eleitoral e crimes eleitorais nas eleições de 2018.

Para mais informações, clique aqui e leia a íntegra da Instrução PRE nº 1/2018.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em: *MP Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

TELEFONES:

(62) 3243-5400
(62) 99513-3507 (das 10h às 17h)

Atendimento de público externo, de forma presencial, é das 10h às 17h (não há atendimento ao público durante o recesso de final de ano (20/12/2023 a 06/01/2024).
Assessoria de Comunicação Social

Contato via https://saj.mpf.mp.br/saj/

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de atendimento ao cidadão

Utilize a página MPFServiços (disponível 24h).
Dúvidas ou outras informações? Telefone (62) 3243-5462. Envie mensagens de WhatsApp para nº (62) 99513-3507 (de segunda a sexta, das 10h às 17h e, durante o plantão de final de ano - 20/12/2022 a 06/01/2023 - das 13h às 17h).


Informações sobre licitações

Telefone: (62) 3243-5495
E-mail: prgo-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita