Goiás

Procuradoria da República em Goiás

Consumidor e Ordem Econômica
18 de Outubro de 2017 às 9h42

MPF manifesta-se pela cobrança diferenciada para ingresso de homens e mulheres em eventos com serviços de open bar

Existem argumentos de razão prática e de índole econômica que autorizam a cobrança do modo atualmente realizado pelas empresas

Imagem Ilustrativa - Istock

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) expediu parecer, na segunda-feira (16), no sentido de que é legítim a e não ofende o ordenamento jurídico a cobrança de valores diferentes a homens e mulheres, em eventos , quando no valor do ingresso cobrado estiver incluso algum tipo de serviço, como, por exemplo, open bar e open food .

Em seu parecer, a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira pondera que, de acordo com estudos científicos, o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos por homens são superiores aos das mulheres. Assim, a exigência de que sejam cobrados valores iguais fere os princípios constitucionais da livre iniciativa, da livre concorrência e do livre exercício da atividade econômica.

Além disso, a justificativa de que a proibição da cobrança de valores diferentes para homens e mulheres visa tutelar a dignidade humana e a igualdade não merece prosperar, pois existem argumentos de razão prática e de índole econômica que autorizam a cobrança do modo atualmente realizado pelas empresas .

Ação – O parecer do MPF foi proferido em ação civil pública proposta pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional de Goiás (Abrasel-GO) contra a União , em que requer eu, liminarmente, que o Procon (em âmbito estadual e municipal) se abstenha de aplicar penalidades às empresas que façam cobranças diferenciadas .

Na ação, a Abrasel-GO pede, ainda, que seja declarada a inconstitucionalidade da Nota Técnica nº 2/2017/GAB-DPDC/DPDC/SENACON, bem como da Recomendação Conjunta feita pelo Ministério Público de Goiás, Procon Goiás e Procon Goiânia que apontam suposta violação aos princípios da dignidade da pessoa humana e da isonomia nas relações de consumo na adoção de preços diferentes para o ingresso de homens e mulheres em eventos de lazer, cultura, entretenimento e congêneres.

Decisão do juiz federal Carlos Augusto Torres Nobre (6ª Vara), do último dia 9, deferiu o pedido de antecipação de tutela para determinar que a União ou qualquer agência estatal integrante do sistema de proteção ao consumidor abstenha-se de autuar ou aplicar punições aos estabelecimentos associados à Abrasel-GO, até o julgamento definitiv o d a ação.

P ara mais informações, leia a s í ntegra s d o parecer do MPF e d a decisão liminar (Processo nº 1002885-82.2017.4.01.3500) .

Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em:
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Informações sobre licitações

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br