Goiás

Procuradoria da República em Goiás

Comunidades Tradicionais
20 de Abril de 2017 às 16h40

Ministério Público Federal promove encontro com lideranças indígenas de Goiás

Ação resultou na publicação da “Carta de Aruanã”. Indígenas relataram diversos problemas, entre eles o "desmantelamento" da Funai

Ministério Público Federal promove encontro com lideranças indígenas de Goiás

Integrantes do MPF/GO reúnem-se com lideranças indígenas de Goiás. Fotos: Ascom/MPF/GO

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) promoveu, nos dias 18 e 19 de abril, encontro com as lideranças indígenas goianas Karajá, Tapuia e Avá-Canoeiro. O encontro ocorreu em Aruanã, município distante 310 quilômetros a oeste de Goiânia.

Na ocasião, os indígenas puderam denunciar o extermínio, os assassinatos e a violência contra seus povos, especialmente contra crianças, mulheres e idosos. Também rechaçaram, fortemente, o descaso do governo brasileiro com o atual desmantelamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), o atendimento precário à saúde e as invasões ocorridas em suas terras. Por fim, exigiram a implementação de políticas públicas para geração de renda e proteção ambiental, bem como a efetivação do direito à educação que respeite a diversidade cultural.

Durante o encontro, foi criada a Coordenação de Lideranças Indígenas de Goiás (Coligo) com o objetivo de organizar, mobilizar e estimular as comunidades indígenas em Goiás na permanente luta pelos seus direitos e fortalecimento das culturas e instituições indígenas. Para o procurador da República Wilson Rocha Assis, a luta dos povos indígenas deve ser uma constante. “A articulação dos povos indígenas para reverter o histórico de violações de direitos é de fundamental importância”, pontua o procurador. Além dele, a procuradora da República Léa Batista e servidores do MPF/GO compuseram a comitiva que esteve a Aruanã.

Segundo a procuradora, a intenção foi promover uma espécie de roda de conversa com as lideranças indígenas para discutir, avaliar e refletir sobre temas de interesse das comunidades envolvidas e o contexto geral da promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas em Goiás, reaproximando o MPF dessa população. “Nossa proposta é de parceria com as comunidades, especialmente no atual contexto, bastante complexo, para os povos indígenas”, explica Léa Batista.

not2118 - roda de conversa.jpg
Roda de conversa foi promovida em Aruanã (GO)

Carta de Aruanã – o encontro resultou na “Carta de Aruanã”. No documento, as três comunidades cobram do poder público medidas que garantam o acesso a direitos de seus povos já garantidos na Constituição e que vêm sendo descumpridos, além de ações de segurança que impeçam a invasão de seus territórios, o que tem levado doenças aos índios e degradação do meio ambiente. O MPF/GO encaminhará o documento às autoridades públicas competentes nas três esferas de governo e cobrará a adoção de medidas. Clique aqui e leia a Carta.

#ABRILindígena – para celebrar o mês do Índio e discutir os principais problemas que afetam essas populações, o MPF, por meio da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6ªCCR) e dos vários procuradores com atuação na temática, realiza a campanha #ABRILindígena. Estão previstas ações como: a divulgação de números relativos à ação coordenada do MPF em defesa dos povos indígenas; a realização de eventos e debates sobre a temática em vários estados brasileiros; a publicação de artigos e postagens nas redes sociais da instituição para reforçar a necessidade de proteção e fortalecimento dos direitos dos povos indígenas; a valorização da sua diversidade e relevância; a discussão sobre as formas de garantir seus direitos, bem como o combate dos retrocessos na política indigenista brasileira. Clique aqui e saiba mais sobre o #ABRILindígena.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

  

(62) 3243-5400
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

 

Informações sobre licitações
Telefone: (62) 3243-5449

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br

 

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita