Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Direitos do Cidadão
9 de Agosto de 2017 às 12h15

MPF/GO: educadores das redes pública e particular de ensino participam de oficina sobre bom uso da internet

Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”

Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Mariane Guimarães, palestra sobre uso seguro da internet (Fotos: Ascom do MPF/GO)

Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Mariane Guimarães, palestra sobre uso seguro da internet (Fotos: Ascom do MPF/GO)

Cerca de 200 educadores das redes pública e particular de ensino municipal, estadual e federal participaram, nessa terça-feira (8), da oficina “Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”. Com o objetivo de contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital, a atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O evento, realizado no auditório da Procuradoria da República em Goiás, contou com palestras informativas e questionamentos do público. A proposta da oficina foi a de oferecer aos professores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying (humilhações e ameaças nas redes sociais), sexting (envio de fotos sem roupa, os “nudes”), aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Mariane Guimarães de Mello Oliveira, uma das organizadoras do evento, palestrou sobre o “Uso seguro da internet: boas práticas online”. Durante a sua fala, esclareceu que “a educação nas escolas é fundamental para a conscientização das crianças e adolescentes sobre o uso responsável da internet a fim de que não se tornem vítimas nem futuros agressores, e sim cidadãos conscientes de seus direitos e deveres também no mundo virtual”.

Capacitação reuniu cerca de 200 educadores

Capacitação reuniu cerca de 200 educadores

Rodrigo Nejn, diretor de educação da Safernet, alertou sobre a necessidade de se reconhecer a dimensão pública da internet, devendo ser encarada como um espaço onde há direitos e deveres e todas as respectivas implicações no exercício da cidadania. Kelli Angelini, representando o CGI.br, abordou temas como os princípios para a governança e os cuidados e as responsabilidades no uso da Internet. Dados do CGI apontam que cerca de 23 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários de internet no país – número que corresponde a aproximadamente 80% da população brasileira nesta faixa etária.

Saiba mais Realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” alinha-se às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Em sua primeira etapa, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A segunda etapa do projeto – iniciada em outubro de 2016 – contemplará outros 15 estados da federação.

not2141-rodape-menor.jpg

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

Telefone Geral:
(62) 3243-5400

(62) 3243-5400
Atendimento de público externo, de forma presencial, está suspenso, por tempo indeterminado, devido à pandemia do novo Coronavirus.
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de Atendimento ao Cidadão
Telefone: (62) 98313-9576

Informações sobre licitações
Telefone: (62) 3243-5449

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita