Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Direitos do Cidadão
14 de Junho de 2017 às 16h35

IV Encontro Nacional do Ministério Público e Movimentos Sociais tem a participação de representante do MPF/GO

Procurador da República em Goiás sugeriu a adoção de diversas medidas visando melhoria na atuação do MP brasileiro

Com o tema “Missão Constitucional do Ministério Público na efetivação dos Direitos Fundamentais”, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu o IV Encontro Nacional do Ministério Público e Movimentos Sociais, entre 5 e 9 de junho, em Brasília.

O procurador da República Ailton Benedito participou do evento, sugerindo medidas diversas para o aprimoramento da atuação do Ministério Público brasileiro (MP) frente aos temas postos, entre eles, ‘Estado laico e Racismo”, “Educação” e “Saúde”.

No tema “Estado laico e Racismo”, o procurador ressaltou que não se tem conhecimento de um levantamento oficial do MP sobre o cometimento desses crimes motivados por racismo e perseguição religiosa, o que dificulta uma atuação sistemática e eficiente da instituição. Por isso, sugeriu que a instituição efetive ampla pesquisa nacional em todos os seus órgãos relacionados ao tema, a fim de levantar as situações em que foram cometidos crimes motivados por racismo e perseguição religiosa.

Para o tema “Educação”, o procurador reforçou a necessidade de construção democrática da escola envolvendo a participação efetiva da família – com seus valores sociais, morais, culturais e, inclusive, religiosos –, visto que crianças e adolescentes educandos estão integrados às suas famílias, de um modo ou outro, não pertencendo ao Estado ou à escola. Além disso, o representante do MPF/GO apontou, no encontro, ser fundamental priorizar o conhecimento teórico-cognitivo, considerando os resultados apresentados pelo país nas avaliações oficiais sobre educação, sem negligenciar os demais aspectos que envolvem a formação do aluno e suas potencialidades individuais e coletivas, cujo desenvolvimento pressupõe formação teórico-cognitiva de qualidade.

No tema “Saúde”, o procurador considerou vital a atuação mais efetiva do MP no sentido de acompanhar e cobrar dos órgãos de controle, em especial o SUS, o cumprimento dos seus objetivos. Alertou, ainda, para uma desejável cautela no ajuizamento de ações judiciais que demandam o fornecimento pelo SUS de medicamentos não registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visto que muitas das vezes as ações podem servir à promoção de interesses comerciais da indústria farmacêutica. Benedito frisou que o fornecimento de medicações pelo SUS sem o seu devido registro prévio na Anvisa – o que se daria por meio de importação dos fármacos determinada por decisão judicial –, além de ignorar as etapas de análise/registro do produto e de sua incorporação pelo SUS nos moldes comuns, impede o conhecimento sobre a segurança sanitária dos medicamentos, o seu controle e a sua fiscalização pela Agência, em detrimento da saúde pública e dos pacientes.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

TELEFONES:

(62) 3243-5400
(62) 99513-3507 (das 10h às 17h)

Atendimento de público externo, de forma presencial, é das 10h às 17h (não há atendimento ao público durante o recesso de final de ano (20/12/2023 a 06/01/2024).
Assessoria de Comunicação Social

Contato via https://saj.mpf.mp.br/saj/

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de atendimento ao cidadão

Utilize a página MPFServiços (disponível 24h).
Dúvidas ou outras informações? Telefone (62) 3243-5462. Envie mensagens de WhatsApp para nº (62) 99513-3507 (de segunda a sexta, das 10h às 17h e, durante o plantão de final de ano - 20/12/2022 a 06/01/2023 - das 13h às 17h).


Informações sobre licitações

Telefone: (62) 3243-5495
E-mail: prgo-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita