Goiás

Fiscalização de Atos Administrativos
4 de Fevereiro de 2016 às 16h20

INEP acata recomendação feita pelo MPF/GO sobre o ENEM

Instituto divulgará, em seu portal eletrônico, as bases filosóficas, epistemológicas e normativas que consubstanciam os “direitos humanos”, utilizadas na correção da prova de redação de 2015 do Enem.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) teve acatada recomendação feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em dezembro do ano passado. No documento, o MPF/GO recomendava ao instituto, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a divulgação, em seu portal eletrônico, das bases filosóficas, epistemológicas e normativas que consubstanciam os “direitos humanos”,  utilizadas na correção da prova de redação de 2015.
Em resposta, o INEP acatou a recomendação e incluirá o conteúdo específico aludido pelo MPF/GO em seu portal eletrônico. O instituto justifica, inclusive, que tal medida alinha-se à política de transparência do INEP, em especial à abertura de vista pedagógica das redações. No documento, o INEP admite, ainda, a existência de várias interpretações para “direitos humanos”, sendo um tema cujas definições ainda não estão pacificadas na doutrina.

O procurador da República Ailton Benedito de Souza, autor da recomendação, voltou a destacar que a definição de “direitos humanos” comporta diversas concepções, bem como diferentes interpretações doutrinárias, que divergem em relação ao seu conteúdo, alcance e sujeitos. “Daí vemos a importância da divulgação, por parte do Inep, das bases filosóficas, epistemológicas e normativas que consubstanciam os chamados direitos humanos, já que servirão de norte para a correção da prova de redação de milhares de estudantes em todo o país”, conclui Souza.

Clique aqui e leia a íntegra da resposta do Inep que acata a recomendação.

Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em:
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Informações sobre licitações

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br