Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Geral
25 de Maio de 2020 às 11h5

Covid-19: MPs recomendam ao estado de Goiás medidas para melhorar transparência de dados sobre a doença

Foi dado prazo de 15 dias para cumprimento do recomendado

arte retangular com fundo azul, onde se lê COVID-19

Arte: Ascom/PF

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás, o Ministério Público de Goiás (MP/GO), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e os Ministérios Públicos de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) expediram recomendação conjunta, na sexta-feira (22), orientando a adoção, pelo estado de Goiás, de medidas visando garantir maior transparência das informações sobre o novo coronavírus (covid-19), em especial em relação ao sistema de saúde e as vagas na rede de atendimento (censo hospitalar).

Um dos objetivos da recomendação é o de assegurar o cumprimento da Portaria 758/2020, do Ministério da Saúde, que define o procedimento para o registro obrigatório de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 nos estabelecimentos de saúde públicos e privados que prestam serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento lembra que o próprio Decreto Estadual 9.653/2020 determina aos hospitais do estado que informem a Secretaria Estadual de Saúde, diariamente, o número de leitos gerais e o número de leitos de cuidados intensivos, bem como sua ocupação.

O documento traz recomendações específicas ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, e ao secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller. O prazo para o cumprimento do que foi recomendado é de 15 dias. Os MPs salientam que a recomendação conjunta tem natureza preventiva e corretiva, já que sua finalidade é o cumprimento da legislação vigente, bem como evitar a responsabilização cível, administrativa e criminal dos agentes que descumprirem as orientações.

Assinam o documento o procurador-chefe do MPF em Goiás, Ailton Benedito de Souza; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; o procurador-chefe do MPT em Goiás, Tiago Ranieri de Oliveira; a procuradora-geral do MP de Contas junto ao TCE, Maísa de Castro Sousa, e o procurador-geral do MP de Contas junto ao TCM, José Gustavo Athayde.

SES À Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram recomendadas as seguintes medidas:

1) proceder à supervisão das autoridades sanitárias e dos estabelecimentos de saúde públicos e privados que prestem serviços no SUS, inclusive com a possibilidade de vistoria in loco, quanto ao cumprimento dos deveres de transparência ativa em relação às informações exigidas pela Portaria MS 758/2020;

2) cobrar dos estabelecimentos de saúde privados não conveniados ao SUS, por meio das autoridades sanitárias, o registro obrigatório das internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de covid-19, nos mesmos moldes das diretrizes da mencionada portaria, e

3) exigir que as organizações sociais que gerem unidades hospitalares estaduais informem em seus sítios eletrônicos, diariamente, e em campo específico, as despesas realizadas com o enfrentamento da covid-19, indicando o objeto, o quantitativo, o valor e a identificação do fornecedor/prestador do serviço.

À SES e à CGE Também à SES e à CGE, são feitas as seguintes orientações, visando ao aprimoramento do portal onde são consolidadas as informações sobre a covid-19 (www.saude.go.gov.br/coronavirus):

a) fornecer link para acesso aos boletins epidemiológicos, e

b) apresentar, no mesmo local e da mesma forma que são consolidadas as despesas diretamente realizadas pelo estado de Goiás, das despesas suportadas pelas organizações sociais com o enfrentamento da covid-19.

*Texto: Assessoria de Comunicação Social do MP/GO

Íntegra da Recomendação.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em: *covid19
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

TELEFONES:

(62) 3243-5400
(62) 99513-3507 (das 10h às 17h)

Atendimento de público externo, de forma presencial, é das 10h às 17h (não há atendimento ao público durante o recesso de final de ano (20/12/2023 a 06/01/2024).
Assessoria de Comunicação Social

Contato via https://saj.mpf.mp.br/saj/

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de atendimento ao cidadão

Utilize a página MPFServiços (disponível 24h).
Dúvidas ou outras informações? Telefone (62) 3243-5462. Envie mensagens de WhatsApp para nº (62) 99513-3507 (de segunda a sexta, das 10h às 17h e, durante o plantão de final de ano - 20/12/2022 a 06/01/2023 - das 13h às 17h).


Informações sobre licitações

Telefone: (62) 3243-5495
E-mail: prgo-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita