Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Procuradoria da República em Goiás

Geral
23 de Novembro de 2017 às 15h56

Audiência pública em Goiânia debate segurança pública e Estatuto do Desarmamento

O evento foi realizado no Ministério Público Federal em Goiás. Vídeo completo e ata da audiência já estão disponíveis

(Foto: Ascom do MPF/GO) Audiência ocorreu na sede do MPF em Goiás

(Foto: Ascom do MPF/GO) Audiência ocorreu na sede do MPF em Goiás

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) promoveu, na última terça-feira (21), audiência pública que debateu o tema “Segurança Pública e Estatuto do Desarmamento”. O objetivo foi reunir informações para o Inquérito Civil (IC) instaurado em março deste ano (autos nº 1.18.000.000954.2017-89) , em que o MPF apura ações ou omissões ilícitas da União, por intermédio do Ministério da Justiça e da Polícia Federal, relativamente ao cumprimento dos requisitos impostos aos cidadãos para o comércio e registro de armas.

Aberta à participação da sociedade em geral, trataram do tema representantes da área de segurança pública, movimentos sociais e de instituto de pesquisa, entre outros.

Informações preliminares apuradas no IC e comprovadas durante a audiência por meio de relatos de cidadãos presentes ao evento apontam enormes dificuldades para se adquirir e registrar armamento de uso permitido em todo o território nacional, embora a legislação possibilite o comércio e registro legal de armas de fogo, desde que o interessado cumpra uma série de requisitos legais.

D urante a audiência, expuseram suas considerações sobre o tema: Benne Barbosa, do Movimento Viva Brasil; Giuliano Fabrício M. B. Freitas, da Comissão Especial de Estudo pelo Porte de Arma da OAB (CEEPA); Carla Zambelli, da Associação Brasil nas Ruas; Daniel Ricardo de C. Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Ricardo Balestreri, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Tenente Coronel Edson Rodrigues, da Polícia Militar do Estado de Goiás, e Magda Mofato, Deputada Federal. Após as falas dos expositores, foi dada a oportunidade para que o público presente se manifestasse com questionamentos e considerações.

Para o procurador da República Ailton Benedito, que presidiu a audiência, “de todas as ponderações e considerações expostas, seja por aqueles contrários ou favoráveis ao desarmamento, restou claro que existe um denominador comum, que é a necessidade urgente de se discutir aprimoramentos e alterações no Estatuto do Desarmamento”.

Para mais informações, leia a Ata da Audiência e assista ao vídeo completo do evento, disponível na TV MPF .

Confira algumas fotos do evento:

(Fotos: Ascom do MPF/GO)

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

  

(62) 3243-5400
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

 

Informações sobre licitações
Telefone: (62) 3243-5449

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br

 

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita