Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Procuradoria da República em Goiás

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Apresentação

banner-cesio-internet-menor.jpgO mês de setembro de 1987 foi marcado pela tragédia ocorrida em Goiânia, com a violação da cápsula contendo o "pó azul" do Césio 137. O acidente, sem precedentes no mundo, vitimou centenas de pessoas, dissolveu lares com a morte de uns e comprometeu a qualidade de vida de tantos outros, seja em razão da radiação e contaminação em si, seja pela discriminação social e pelo medo de desenvolver doenças. Nesse grupo de pessoas estão, em especial, aquelas que tiveram contato direto com o Césio 137, os familiares que conviveram com as vítimas imediatas e os profissionais que atuaram na guarda e limpeza dos locais contaminados, na remoção do lixo radioativo e no auxílio às primeiras vítimas.

Para marcar os 30 anos do acidente, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) lança esta página, neste 13 de setembro de 2017, com informações sobre a sua atuação para responsabilizar os culpados pela tragédia e proteger as vítimas e a sociedade goiana.

Com o slogan “Césio 137: 30 anos do acidente em Goiânia – Memórias e reflexões”, o MPF/GO pretende, aqui, deixar registrado para os usuários da internet, de forma unificada, informações oficiais sobre a sua atuação judicial e extrajudicial. Para isso, está disponibilizando as principais peças processuais referentes às quatro ações civis públicas (ACPs) ajuizadas e à ação penal proposta. Além disso, vídeos, galerias de fotos e a linha do tempo sobre o acidente também podem ser conferidos.

Atualização – Para que as informações aqui disponibilizadas não fiquem defasadas, o MPF/GO se compromete a manter esta página constantemente atualizada, com a divulgação de sua atuação sobre o caso, bem como das decisões judiciais ainda pendentes ou que venham a ser proferidas.

O Césio – É um elemento químico representado pelo símbolo Cs. Foi descoberto em 1860 pelos cientistas Kiirchoff e Busen. O termo Césio vem do latim caesius, que significa “céu azul”, visto que seus compostos emitem uma luminosidade de coloração azul, cristalina e fascinante. É comumente usado em equipamentos de radiografia e em irradiações terapêuticas. Quando desintegrado, passa a emitir radiações ionizantes, nocivas ao ser humano.

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

Telefone Geral:
(62) 3243-5400

  

(62) 3243-5400
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Assessoria de Comunicação Social
Telefone: (62) 3243-5454 - 5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

 

Informações sobre licitações
Telefone: (62) 3243-5449

E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br

 

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita