MPF manifesta apoio ao pedido de tombamento histórico dos galpões do IBC
Documento foi assinado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no ES
Arte: Secom/MPF
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Espírito Santo, manifestou apoio ao pedido do Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Espírito Santo (IAB/ES), para tombamento dos Galpões do IBC, localizados em Jardim da Penha, Vitória, como bens imóveis de interesse de preservação histórico-cultural do estado. O Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou, na última quinta-feira (19), a solicitação.
Com o processo de tombamento, a venda do local pela União pode ocorrer, mas não pode haver modificação do imóvel sem aprovação do Conselho de Cultura. Outras 14 entidades também assinaram o pedido feito pelo IAB/ES.
De acordo com o documento de solicitação de tombamento, os Galpões do IBC “remetem à constituição de uma herança cultural presente na memória social dos capixabas, implicando atribuição de valor identitário específico advindo da produção cafeeira do estado e ao processo de urbanização da capital Vitória”.
Além disso, o documento acrescenta que “a despeito de ainda ser ativo, com evidente subtilização dos seus espaços, os Galpões do IBC têm tido e sempre tiveram comprometimento e risco de desaparecimento, diante ausência de debate do Poder Público com a população quanto a sua destinação futura”.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Espírito Santo
www.twitter.com/mpf_es
www.facebook.com/mpfespiritosanto
Informações à imprensa:
https://saj.mpf.mp.br/saj/
(27) 3211-6444 / 3211-6489
pres-ascom@mpf.mp.br