Espírito Santo

Consumidor e Ordem Econômica
15 de Janeiro de 2018 às 13h40

MPF/ES denuncia três pessoas por sonegação fiscal de mais de R$ 1,5 milhão

Administradores da Destilaria Itaúnas omitiram receitas no valor de R$ 146 milhões, referentes ao ano-calendário 2008

Imagem ilustrativa (Pixabay.com)

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou três administradores da Destilaria Itaúnas S/A (Disa) por sonegação fiscal de mais de R$ 1,5 milhão. Marie Joseph Jean Gerard Lesur, João Carlos dos Reis e Alberto Mendes Tepedino omitiram valores do PIS/Pasep e Cofins do ano-calendário 2008, caracterizando crime contra ordem tributária previsto no art. 1º, inciso I, da Lei 8.137/1990.

As fraudes foram descobertas a partir da instauração de procedimento fiscal, confirmando movimentação financeira incompatível com valores declarados pela empresa à Receita Federal no ano-calendário 2008. A fiscalização constatou que houve uma omissão de receitas de R$ 146 milhões, valor que foi recebido nas contas bancárias, mas não informado ao Fisco. Essa omissão gerou a sonegação de mais de R$ 1,5 milhão.

A Disa - empresa constituída em 1980, em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, atuando na produção de açúcar e álcool - integrava desde fevereiro de 2008 o Grupo Infinity, com sede nas Ilhas Bermudas. Em 2008, a administração da Disa ficou a cargo dos diretores da Infinity Bio Energy - Marie Joseph Jean Gerard Lesur, João Carlos dos Reis e Alberto Mendes Tepedino.

Processo nº 0000017-45.2015.4.02.5003.

Ministério Público Federal no Espírito Santo