Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Distrito Federal

Direitos do Cidadão
8 de Dezembro de 2016 às 14h25

MPF/DF conduz acordo para desocupação da Universidade de Brasília

Alunos e instituição firmaram termo de compromisso em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 8 de dezembro

Os prédios da Universidade de Brasília (UnB) devem ser integralmente desocupados pelos estudantes até a próxima terça-feira, 13 de dezembro. O compromisso foi firmado na manhã de hoje, 8 de dezembro, durante audiência pública mediada pelo Ministério Publico Federal (MPF).

As desocupações serão iniciadas ainda nesta quinta-feira, quando, até às17h50, os manifestantes do movimento Ocupa UnB devem começar a deixar a Reitoria e outros cinco prédios da instituição. Como condição para a liberação dos espaços, a Universidade se comprometeu a atender algumas demandas apresentadas pela liderança do movimento, incluindo a criação de comissões permanentes e de caráter paritário para discutir providências que atendam a demandas específicas dos cursos .

A audiência foi conduzida pela procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, que abriu o evento explicando que o propósito da plenária era definir as bases para a construção de um acordo que permitisse a desocupação dos espaços de forma que a universidade possa voltar à normalidade. Ela frisou a realização de reuniões prévias, sempre com o objetivo de garantir a desocupação pacífica da universidade e, ao mesmo tempo, o atendimento das demandas do movimento. O MPF acompanha o caso e conduz as conversas entre os envolvidos desde o início de novembro, quando um grupo de estudantes da instituição esteve na Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF) para pedir a desocupação da instituição.

Durante a audiência, foi franqueada a palavra aos estudantes e também à Universidade. Falando em nome da UnB, o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, leu uma proposta de termo de compromisso, segundo a qual todos os prédios deveriam ser imediatamente desocupados, conforme havia sido acertado nas últimas rodadas de negociação. A afirmação foi contestada por representantes do movimento estudantil, que disseram não ter havido o compromisso de desocupação . Em seguida, os estudantes apresentaram um termo alternativo e fizeram a leitura de demandas específicas de cada área.

Como os pontos divergentes eram poucos, a procuradora Luciana Loureiro propôs um intervalo para que estudantes e Universidade chegassem a um consenso. Nesse momento, a procuradora frisou que o acordo só seria possível se ambas as partes cedessem em alguns aspectos. Foi o que aconteceu. Após 15 minutos, a audiência foi retomada e o acordo, firmado. Além da desocupação, acompanhada da abertura de um canal permanente de negociação entre a alunos e a instituição, ficou acertado que, na próxima quarta-feira (14), uma nova audiência pública será realizada para oficializar o encerramento do movimento de ocupação. A data é o dia seguinte ao previsto para que seja votada, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos – um dos principais motivos do movimento estudantil.

Depois de assinado, o termo de compromisso será enviado, pelo MPF, à Justiça Federal em Brasília, onde uma ação proposta por um aluno da instituição está em tramitação. Há 15 dias, uma liminar chegou a determinar a saída dos estudantes em 48 horas sob pena de a desocupação acontecer, inclusive, com uso de força policial. Um recurso do MPF impediu a execução dessa medida.

Para a procuradora da República, o desfecho alcançado na audiência pública desta quinta-feira evita o risco de intervenções extremas e novamente justificou a participação do Ministério Público nesse processo.

“Como a ocupação começou há mais de trinta dias, o MPF entendeu que era necessário ter uma definição precisa sobre a desocupação, considerando que vários serviços estavam comprometidos e muitos alunos tiveram o seu cronograma de aulas prejudicado”, resumiu, agradecendo a disposição da reitoria e dos estudantes para a construção do acordo.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5459 / 5458
prdf-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/df
twitter.com/MPF_DF

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5459 / 5458
twitter.com/MPF_DF
Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br

registrado em: *PFDC, *Resultado
Contatos
Endereço da Unidade

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

Contato: 3313-5115


Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O atendimento ao público externo está sendo realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Protocolo: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa:

Sistema de Atendimento ao Jornalista (SAJ) saj.mpf.mp.br
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Telefone: (61) 9249-8307
Confira a escala de plantão

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita