Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Distrito Federal

Meio Ambiente
18 de Setembro de 2017 às 14h15

MPF/DF faz recomendação à Academia Nacional de Polícia para garantir proteção ao meio ambiente

Objetivo é impedir que o solo de terreno usado pela entidade continue sendo contaminado por chumbo decorrente de projéteis usados em treinamentos

Imagem ilustrativa: Pixabay

Imagem ilustrativa: Pixabay

O Ministério Público Federal (MPF/DF) recomendou à Academia Nacional de Polícia (ANP) a adoção de providências para evitar que o solo dos estandes de tiro da ANP continue sendo contaminado por chumbo. O material, que faz parte da composição dos projéteis usados em treinamentos, é descartado no espaço, localizado no Setor Habitacional Taquari, em Brasília.

Na recomendação, enviada à presidência da instituição, é solicitada a implementação das medidas propostas por peritos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Ibram-DF (Instituto Brasília Ambiental). O parecer técnico da PGR lista medidas capazes de reduzir os impactos ambientais causados pelo depósito do material na terra: a contenção das balas e fragmentos, a prevenção da migração do chumbo, a remoção do metal e a documentação das atividades e manutenção de registros.

O MPF recomenda ainda que, caso as medidas sugeridas não sejam aplicáveis, a Academia estabeleça outras providências remediadoras que sejam mais viáveis do ponto de vista econômico e operacional, desde que sejam autorizadas pelo Ibram. Além dessas considerações, o Ministério Público pede que o órgão policial aplique as disposições previstas no parecer técnico emitido pelo instituto, que já indicou ações para garantir a sustentabilidade do empreendimento.

Nesse caso, a determinação é que a academia apresente, no prazo de 60 dias, um plano de remoção de metais pesados na camada superficial do solo, com a indicação da técnica de remoção, os procedimentos de armazenamento, coleta e destinação final do material removido. O documento do Ibram também dispõe sobre a coleta, transporte e a destinação final do material, que é considerado resíduo perigoso. Por isso, segundo o instituto, deve ser feito por empresas especializadas.

Cumprimento - O parecer do Ibram, em que o MPF solicita o cumprimento, determina ainda a implementação de medidas de prevenção de contaminação do solo e água pelos metais pesados oriundos da atividade. Nesse sentido, requisita a elaboração de um programa de monitoramento de solo e água. Além disso, solicita que a academia obtenha outorgas de direito de uso dos recursos hídricos subterrâneos emitidas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). A permissão deve fazer referência aos três poços tubulares profundos localizados na ANP. A adoção de medidas que evitem o acúmulo de água nos pneus utilizados no barranco de terra do estande de tiro alfa também está previsto no documento expedido pelo Ibram.

Ao recomendar o cumprimento de ações por parte da ANP, a procuradora da República Carolina Martins Miranda se baseia na Constituição Federal, em leis e resoluções que determinam a proteção do meio ambiente. Também chama a atenção para os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, isto é: o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

Clique para ter acesso à íntegra da recomendação.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313 - 5460/5459
prdf-ascom@mpf.mp.br

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

Contato: 3313-5115


Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O atendimento ao público externo está sendo realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Protocolo: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa:

Sistema de Atendimento ao Jornalista (SAJ) saj.mpf.mp.br
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Telefone: (61) 9249-8307
Confira a escala de plantão

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita