Logo MPF nome Logo MPF

Distrito Federal

Combate à Corrupção
13 de Abril de 2018 às 16h10

FT Greenfield, J&F e Transparência Internacional assinam plano de trabalho para gerir recursos do acordo de leniência

Mais de R$ 2 bilhões da multa do acordo são destinados a investimentos sociais

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A Força-Tarefa das Operações Greenfield, Sépsis e Cui Bono e da Operação Carne Fraca do Ministério Público Federal (MPF/DF), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o grupo J&F e a Transparência Internacional (TI) aprovaram o plano de trabalho para definição do modelo de governança de gestão e execução dos investimentos sociais com recursos da multa de R$ 2,3 bilhões imposta à empresa em seu acordo de leniência.

O plano de trabalho detalha as atividades e as pesquisas necessárias, a serem realizadas até junho, para construção deste sistema de governança. A etapa é parte do memorando de entendimento assinado em dezembro do ano passado para definir as regras de aplicação destes investimentos em projetos da sociedade civil, em um prazo de 25 anos, como forma de reparar os danos causados pelos ilícitos confessados pela holding.

A complexidade da gestão desses recursos requer a construção de uma arquitetura institucional que apoie o modelo de governança e que ofereça segurança à transferência dos recursos. Além disso, tal estrutura deve permitir o acompanhamento da aplicação dos investimentos, conferindo eficiência e transparência. O modelo a ser implementado vai se basear nas melhores práticas nacionais e internacionais e terá como ponto central a garantia de que os aportes contribuam de maneira consistente para ações da sociedade civil relacionadas ao fortalecimento do regime democrático no Brasil.

De acordo com cronograma estabelecido no plano de trabalho, a proposta do sistema de governança desenhado pela TI será entregue em junho. Serão discutidas e validadas posteriormente as recomendações apresentadas para, em seguida, dar início à estruturação do mantenedor. Por fim, a iniciativa será apresentada à sociedade e ocorrerá a comunicação do início de recebimento de projetos. Todas as etapas são antecedidas de reuniões de discussão, coordenação e validação das entregas. Espera-se que será possível iniciar os primeiros investimentos em 2019.

Confira o memorando de entendimento e o plano de trabalho.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5459 / 5458
www.mpf.mp.br/df
twitter.com/MPF_DF

Contatos
Endereço da Unidade

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

atendimento.cidadao@mpf.mp.br
(61) 3313-5115

Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão:
segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
 

Protocolo:
segunda a sexta-feira, das 11h às 18h

Assessoria de Imprensa:
Telefone (61) 3313 – 5460
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Telefone: (61) 9249-8307
Confira a escala de plantão

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita