Distrito Federal

Combate à Corrupção
22 de Março de 2019 às 21h15

FT Greenfield deflagra segunda fase da Operação Circus Maximus

Foram expedidos dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão

Arte retangular com fundo em preto e a palavra operação em branco. Abaixo, a logomarca do MPF.

Arte: Secom/PGR

A força-tarefa Greenfield deflagrou, nessa quinta-feira (21), a segunda fase da operação que investiga irregularidades no Banco de Brasília, a Operação Circus Maximus. Foram determinadas as prisões temporárias de mais dois envolvidos no esquema, revelados após as novas investigações do caso. Adib José Francisco Junior já está preso e Luiz Fernando Cavalcanti Mourão Crespo ainda não foi encontrado. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão nos endereços dos alvos de prisão, bem como no escritório das empresas BKK Assessoria Patrimonial e Hydra Engenharia e Saneamento.

As investigações conduzidas pela FT Greenfield, após a deflagração da Circus Maximus no início do ano, revelaram que Adib José seria sócio oculto na empresa de concretagem Globomix. Segundo o MPF, Adib agia em parceria com Diogo Cuoco na emissão de notas fiscais frias utilizadas para lavar dinheiro no esquema e possibilitar o pagamento de vantagens indevidas a funcionários do BRB. Foi apurado ainda que o novo investigado é proprietário da empresa Hydra, alvo de buscas nas diligências do dia, e que foi ele o responsável por entregar dinheiro em espécie para Ricardo Rodrigues.

Segundo os investigadores da FT Greenfield, Luiz Mourão, cunhado de Henrique Neto, participou do esquema a partir do recebimento da propina que seria dirigida a Henrique Leite e seu pai. Luiz Mourão teria assumido formalmente a administração das empresas Biam e Bi, ambas aparentemente utilizadas para lavagem de valores na organização criminosa.

A força-tarefa constatou também, a partir de documentações e provas colhidas na deflagração da operação, que a empresa BKK Assessoria Patrimonial, de propriedade de Adonis Assumpção, pode ter sido utilizada para lavar o dinheiro obtido pelas fraudes do esquema. Nesse sentido, vale lembrar que Adonis foi denunciado pela força-tarefa e agia como parceiro de Ricardo Leal, preso na primeira fase da operação.

Foram autorizadas apreensão de documentos, computadores, celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico que tenha capacidade de armazenamento de informações de qualquer tipo, bem como de bens de valor considerável, papéis ou registros de qualquer maneira.

Circus Maximus – A operação conduzida pela FT Greenfield apura irregularidades no Banco Regional de Brasília (BRB), envolvendo fundos de investimentos. As investigações apontam para prejuízo de aproximadamente R$ 348 milhões ao banco, a participantes dos fundos de pensão e regimes de previdência, a poupadores e ao sistema financeiro nacional. Só em propinas, foi detectado o repasse de mais de R$ 20 milhões. Dezessete pessoas já foram denunciadas.

Os acusados responderão por crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, entre outros. Nesse contexto, a FT investiga os aportes fraudulentos em pelo menos dois empreendimentos: o FIP LSH (relacionado ao antigo Trump Hotel, no Rio de Janeiro) e o FII SIA (ligado ao empreendimento Praça Capital, desenvolvido pela Odebrecht Realizações e Brasal Incorporações, em Brasília). Além da condenação dos envolvidos, a Greenfield pediu o confisco de valores, bem como indenização correspondente ao triplo das quantias desviadas por cada um para satisfazer os danos materiais, morais e sociais causados.

Íntegra do pedido de busca

Íntegra da decisão de busca

Íntegra da decisão da prisão

Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313 - 5460/5458
prdf-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_df

registrado em: *5CCR, *2CCR

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

Contato: 3313-5115

Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O atendimento ao público externo está sendo realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Protocolo: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa:

Sistema de Atendimento ao Jornalista (SAJ) saj.mpf.mp.br
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Confira a escala de plantão