Distrito Federal

14 de Maio de 2019 às 11h45

Deputado federal torna-se réu na Operação Zelotes

Afonso Antunes da Motta foi denunciado no processo que cita o grupo RBS

Arte com fundo bege e a expressão 'Operação Zelotes' escrita em letras vermelhas e brancas

Arte: MPF

A Justiça aceitou, nessa segunda-feira (13), a denúncia oferecida pela Operação Zelotes contra o deputado federal Afonso Antunes da Motta. O réu responderá por corrupção ativa, estelionato e ocultação de bens. Ele é acusado no processo que investiga a manipulação de julgamentos em benefício do grupo RBS*, no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf. A acusação formal contra o parlamentar foi incluída no processo no último dia 30. Segundo a ação, Motta está envolvido no caso que resultou no “cancelamento” de uma dívida tributária superior a meio bilhão de reais em favor da empresa de comunicação.

Ao aceitar o prosseguimento da ação penal, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira esclareceu : “Devo considerar que a denúncia já faz referência à participação de Afonso Antunes da Motta, o que é complementada agora pelo Ministério Público Federal em aditamento”.

Os procuradores responsáveis pela Zelotes, Frederico Paiva e Alexandre Ismail Miguel, afirmam que a participação do deputado federal foi decisiva para o sucesso do esquema criminoso no Carf. No processo, o MPF explica que Afonso Motta era o diretor jurídico da empresa alvo de cobranças tributárias em discussão no Carf. Desta forma, o deputado montou uma rede organizada, formada pelos demais denunciados, para cancelar as multas e, “por conseguinte, ratear os proveitos econômicos obtidos ilicitamente”. As investigações demonstraram que Afonso contratou uma empresa especializada em manipular julgamentos no tribunal administrativo, a SGR Consultoria.

Íntegra

Para relembrar o caso, clique aqui.

* Grupo empresariail multimídia que engloba emissoras de televisão e de rádio e jornais, presentes, principalmente, no mercado no Rio Grande do Sul.

Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5457 / 5458
www.mpf.mp.br/df
twitter.com/MPF_DF

registrado em: *5CCR

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

Contato: 3313-5115

Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O atendimento ao público externo está sendo realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Protocolo: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa:

Sistema de Atendimento ao Jornalista (SAJ) saj.mpf.mp.br
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Confira a escala de plantão