Logo MPF nome Logo MPF

MPF

Como começou

Iniciado em agosto de 2010, o  Projeto de Modernização da Gestão Administrativa (PGMA) foi coordenado pela Secretaria Geral, com o auxílio da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMGE) e contou com o apoio metodológico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O projeto teve como foco a construção, a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional (PEI 2011-2020) e a implantação de um novo modelo de gestão participativa, que culminou com a criação do Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Governança (SIGE) . Ele abrangeu ainda ferramentas de aprendizagem de profissionalização da gestão administrativa com vistas a modernizá-la, por meio da uniformização dos processos organizacionais.


O PGMA dividiu-se em seis etapas interdependentes.

  • diagnóstico da situação atual do MPF realizado por meio da visita e coleta de informações em 43 unidades, para identificação dos principais desafios e problemas organizacionais e administrativos. Além da análise de documentos e entrevistas com pessoas-chave dessas unidades, foi realizada pesquisa de clima organizacional e de imagem com público externo;
  • mapeamento dos processos de trabalho em oito unidades e redesenho dos fluxos e rotinas. No total, foram redesenhados 47 processos, com o objetivo de uniformizá-los e aperfeiçoá-los, com vistas a conferir mais eficiência e efetividade à atuação do MPF. Essa etapa abrangeu ainda a manualização de 12 fluxos de trabalho pelos próprios servidores da Instituição.
  • quantificação da força de trabalho a partir de entrevistas, fóruns, oficinas e seminários, bem como pela mensuração de horas de trabalho indicadas em formulário disponibilizado na internet. Essa etapa teve como objetivo identificar desequilíbrios na distribuição de trabalho entre as diversas áreas e unidades, a fim de definir critérios para realocação ou alocação de servidores.
  • elaboração do PEI , por meio de seminários e reuniões com a participação de mais de 400 pessoas, entre membros e servidores, com o fim de promover o alinhamento e direcionamento estratégico dos recursos do MPF.
  • elaboração de um novo modelo de gestão , com base no planejamento da Instituição e aplicação de conceitos de governança e gestão estratégica da administração moderna. Tal modelo foi construído a partir dos dados colhidos em diversas etapas do PGMA, entre as quais: (i) diagnóstico e mapeamento de processos; (ii) reuniões com membros de Câmaras de Coordenação e Revisão, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e do Conselho Superior do MPF; (iii) encontros de governança com procuradores-chefes e procuradores representantes de todas as unidades, para tratar de conceitos de gestão aplicados ao setor público, de temas relacionados à reestruturação administrativa e racionalização da força de trabalho pericial, das atividades de coordenação e revisão das câmaras temáticas e dos modelos de implantação e de estrutura organizacional de novas unidades do MPF.
  • implantação do novo modelo de gestão organizado por processos com foco em resultados, de forma a possibilitar agilidade na tomada de decisões. Com este objetivo, instituiu-se o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Governança (SIGE), composto por: (i) Comitê de Gestão Estratégica (CGE); (ii) Subcomitê de Gestão Administrativa (SGA); (iii) Subcomitê Gestor de Tabelas (SGT); (iv) Subcomitê Consultivo de Projetos (SCP); (v) Subcomitê Estratégico de Tecnologia da Informação (SETI); (vi) Subcomitê de Comunicação Social (SICOM); (vii) Grupo Técnico em Tecnologia da Informação (GTTI).

O PMGA nasceu com o intuito de tornar a área administrativa moderna, efetiva e ágil para proporcionar à área-fim as ferramentas necessárias para o melhor desempenho na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Confira aqui relatório completo do PMGA produzido pela AMGE.

Durante seu desenvolvimento, observou-se que a modernização da área administrativa caminha pari passu com a modernização da atividade finalística. Dessa forma, nasceu a Modernização do MPF .