Ministério Público Federal

O que é a Modernização do MPF?

A Modernização do Ministério Público Federal tem como objetivo tornar a instituição uma estrutura integrada e organizada, possibilitando a agilidade na tomada de decisão, de modo a aprimorar e adequar a gestão de pessoas, de materiais e de recursos orçamentários e financeiros às necessidades da atividade institucional, visando a melhoria dos serviços prestados à sociedade brasileira.

Em 2012, a Modernização do MPF ganhou uma nova dimensão: passou a englobar também a área finalística. A inclusão aconteceu devido ao aprendizado decorrente do Projeto de Modernização da Gestão Administrativa (PMGA), onde percebeu-se, durante sua execução, a necessidade de trabalhar conjuntamente a modernização da área finalística e da área administrativa. 

Construído de forma coletiva, com a participação de membros e servidores, o PMGA teve como principais frutos o 1º Planejamento Estratégico Institucional 2011-2020 do Ministério Público Federal (PEI 2011-2020) e a criação de um novo modelo de gestão participativa: o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Governança (SIGE). 

A iniciativa pioneira trouxe diretrizes estratégicas claras – retratadas no mapa estratégico do MPF, indicando projetos estratégicos nacionais que auxiliam no alcance da visão de futuro do MPF que pretende, até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção. 

Para a realização dos objetivos estratégicos nacionais, as unidades elaboraram seus paineis de contribuição ou mapas estratégicos temáticos. Esse é o objetivo do Projeto de Desdobramento do Planejamento Estratégico, instituído pelo Procurador-Geral da República, que teve como apoio em cada estado os agentes de execução da estratégia. Essa etapa foi voltada ao alinhamento estratégico de todo o Ministério Público Federal.

 

Normatizações


Portaria PGR/MPF nº 472, de 24 de setembro de 2010 - Institui o Projeto de Modernização da Gestão Administrativa.

Portaria PGR/MPF nº 687, de 20 de dezembro de 2011 - Institui o Planejamento Estratégico do Ministério Público Federal para o decênio 2011-2020.

Portaria PGR/MPF nº 725, de 22 de dezembro de 2011 - Institui o Projeto de Desdobramento do Planejamento Estratégico 2011-2020 no MPF.

 

 Fases da Modernização


fases da modernização.png