Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Edição nº 14

::Ano III , nº 14 - Brasília, 10 de julho de 2015::

Administração fortalece gabinetes de PRs e PRMs com alocação de 102 novos cargos em comissão

Imagem ilustrativa

Como parte do Planejamento Estratégico Institucional, o Ministério Público Federal vem promovendo a reestruturação de gabinetes de procuradores da República, com o intuito fortalecê-los e dar ainda mais celeridade à atuação finalística. A partir de agosto, todas as Procuradorias da República nos estados e suas PRMs vinculadas terão, no mínimo, 60% de seus ofícios com CC2 alocados. O percentual foi alcançado com a destinação de 102 novos cargos em comissão CC2 em 24 PRs e 30 PRMs, por meio da Portaria SG/MPF nº 613/2015, de 7 de julho, da Secretaria-Geral.

As vagas foram alocadas a partir de levantamento realizado pelo Subcomitê Estratégico de Gestão de Pessoas, aprovado pelo Subcomitê de Gestão Administrativa, em maio. A definição de lotação nas unidades foi realizada pelos procuradores-chefes. "Com a ajuda dos procuradores-chefes, estamos buscando alcançar, de acordo com a disponibilidade orçamentária, 100% dos ofícios", afirma o secretário-geral, Lauro Cardoso.

De acordo com ele, todos os estados foram contemplados com as novas vagas, que têm como objetivo fortalecer a equipe dos gabinetes, tornando ainda mais eficiente a atuação do MPF na primeira instância. As nomeações devem ocorrer no início de agosto, levando em consideração o percentual de 50% de cargos em comissão por unidade destinados a servidores do quadro.

Histórico - De 2010 a 2015, foram alocados nas Procuradorias da República 432 cargos em comissão CC2, criados pela Lei nº 12.321/2010, destinados à reestruturação de gabinetes de membros. Já da Lei nº 12.931/2013 foram alocados 105 CC2, sendo 89 para Procuradores da República e 16 para Procuradorias Regionais da República.




Resultados preliminares do Projeto de Modernização dos Gabinetes são discutidos por membros dos gabinetes-piloto

Imagem ilustrativa

Entre os dias 2 e 7 de julho, em Brasília, os membros dos gabinetes-piloto se reuniram pela primeira vez em workshops de alinhamento dos resultados do Projeto de Modernização dos Gabinetes. Essa foi uma oportunidade de os procuradores conhecerem os principais resultados do projeto e fazerem sugestões para a apresentação em evento a ser realizado nos dias 24 a 26 de agosto, com a previsão de participação de aproximadamente 120 membros de todo o país.

Eles conheceram o Único 2.0, a Cadeia de Valor dos Gabinetes e os resultados da Pesquisa de Gestão de Conhecimento e os cinco pilares da gestão de gabinete, definidos a partir do mapeamento dos processos de trabalho: fluxos de trabalho, uso adequado dos sistemas de apoio jurídico, interação com serviços de apoio jurídico, foco em resultados esperados da Cadeia de Valor (link para a imagem) e boas práticas.

O corregedor-geral do MPF, Hindemburgo Chateaubriand, explicou que os eventos tiveram o objetivo de deixar os resultados do projeto mais claros para os participantes. "Nos workshops pudemos discutir assuntos amplos para que possamos identificar o que efetivamente deve ser feito para atingirmos as melhorias institucionais de maneira efetiva", disse.

Para o procurador regional da República Carlos Augusto da Silva Cazarré, o Projeto de Modernização já tem resultados concretos. "Já tivemos alguns avanços a partir do próprio projeto que vão ser levados aos demais membros como, por exemplo, o Gerenciador de Gabinetes. São iniciativas que vão permitir que tenhamos mais controle sobre a nossa atuação".

Caixa de Ferramentas - Reunirá tudo o que diz respeito à atuação finalística do MPF em uma página única: Único 2.0 (Gerenciadores dos módulos Judicial, Extrajudicial e Administrativo), Bussiness Inteligence (BI), Aptus, Monitora, Sistema Pericial, bem como demais sistemas institucionais que auxiliam no trabalho dos membros.

Quanto ao Sistema Único, as maiores novidades são uma página inicial mais amigável com dispositivos mais úteis para a atuação finalística. O módulo extrajudicial vai contar ainda com filtros, melhor acessibilidade, possibilidade de salvar e de realizar trabalhos em lote, designação, movimentação, personalização de colunas e prazos de alerta.

Cadeia de Valor - Os membros que participaram do workshop puderam discutir a Cadeia de Valor dos Gabinetes - um instrumento que identifica os elos para geração de valor da atuação finalística do MPF com foco na eficácia e eficiência e nos resultados esperados pelo MPF.

A cadeia de valor é dividida em quadros, que são chamados de elos de valor. Cada um deles contêm o macroprocesso dos processos de trabalho do gabinete.

Além disso, existem dois processos transversais: um da área fim, das Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRS) e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFCD); outro da área meio, com o apoio das Secretarias Nacionais.

Todo o processo dessa cadeia é permeado pela atuação da Corregedoria do MPF. A ideia é mensurar os impactos sociais decorrentes da atuação institucional. Isso será feito por meio de dados qualitativos definidos alinhados aos resultados esperados da Cadeia de Valor.

Por meio de dinâmicas, os membros dos gabinetes-piloto avaliaram os resultados esperados a curto, médio e longo prazo, bem como os desafios na obtenção e comunicação desses resultados.



Resultados da Pesquisa Nacional de Gestão do Conhecimento auxiliarão na elaboração de ferramentas de gestão do MPF

Mais de 300 membros e cerca de 1,2 mil servidores de gabinete participaram, em março, da Pesquisa Nacional de Gestão do Conhecimento. O objetivo foi colher as percepções desse público sobre a atuação do MPF, a eficiência das rotinas de trabalho estabelecidas, bem como o compartilhamento das informações e do conhecimento na instituição.

O levantamento finaliza a 5ª fase do Projeto de Modernização dos Gabinetes e traz dados que irão embasar a elaboração de ferramentas de gestão e contribuir para a formação de uma instituição mais eficiente.

A pesquisa permitiu coletar informações importantes para a modernização dos gabinetes. "Foram levantados dados muito relevantes como, por exemplo, uso de sistemas, acesso e uso de conhecimentos. Além disso, há uma tabulação qualitativa de comentários abertos que contribuíram com o desenvolvimento do projeto", explicou o consultor da PwC Hugo Theófilo.

Buscou-se saber se os membros concordam que os resultados esperados da atuação do MPF constantes da Cadeia de Valor : decisão judicial favorável, recomendação acatada, ajuizamento de ação, termo de ajustamento de conduta (TAC), arquivamento definitivo, fixação ou mudança de jurisprudência, concretização das ações (condenações e ressarcimento dos danos) e fixação de entendimento do tema no extrajudicial. Esses resultados obtiveram mais de 60% de concordância.

A pesquisa também mostrou que os recursos mais utilizados por membros para se manter atualizados na atuação são recursos informais e de fácil acesso como conversa com colegas (78%), rede membros (62%), e-mails de atualizações (44%) e enunciados das Câmaras de Coordenação e Revisão (51%).

Mais de um terço dos respondentes afirmou que gostaria de ter acesso a manifestações de outros gabinetes, estatísticas relativas dos seus gabinete e modelos de manifestações. A pesquisa apontou ainda que os três sistemas com maior grau de utilização são o Único (62%), Grifo (41%) e Hórus (20%).

Na seção sobre gerenciamento de desempenho de gabinetes, 73% dos membros e servidores utilizam modelos para elaboração de manifestações. O relatório ainda trouxe estatísticas sobre medidas de desempenho, armazenamento e gestão de arquivos físicos e eletrônicos, satisfação em relação aos treinamentos recebidos e frequência de uso dos sistemas institucionais.

Os participantes puderam fazer comentários em relação aos temas da pesquisa. Do total, 31% fizeram críticas e sugestões de ferramentas e 26% fizeram sugestões com relação ao Projeto Modernização de Gabinetes.

A Pesquisa Nacional de Gestão do Conhecimento gerou o Mapa de Calor de Gestão do Conhecimento do MPF (link). É um gráfico que indica as temáticas e dimensões consideradas críticas pelos respondentes. As áreas avaliadas como mais críticas foram: "Áreas de Conhecimento Estratégico", "Compreendendo Necessidades de Conhecimento", "Programas de Retenção do Conhecimento" e "Treinamentos e Seminários de Gestão do Conhecimento".

O trabalho realizado pela consultoria PwC garantiu a confidencialidade dos resultados e o sigilo do respondente. As próximas fases do projeto compreendem informações gerenciais e sistemática para captação e monitoramento de estatísticas dos resultados da atuação dos membros com a finalidade de aperfeiçoar o ciclo correicional.

Confira aqui o relatório detalhado da Pesquisa de Gestão do Conhecimento.

EDITORIAL

A nova edição do Modernize-se destaca a alocação de 102 novos cargos em comissão CC2 em 24 PRs e 30 PRMs. O objetivo é fortalecer e dar mais celeridade à atuação finalística dos gabinetes na primeira instância.

Com esses cargos, todas as Procuradorias da República terão, no mínimo, 60% de seus ofícios com CC2 alocados. As nomeações começam a partir de agosto.

A Edição nº14 traz também os principais resultados já alcançados pelo Projeto de Modernização dos Gabinetes.

Produtos como Caixa de Ferramentas, Cadeia de Valor e Único 2.0 foram objeto de discussão dos workshops de alinhamento dos gabinetes-piloto.
Os membros desses gabinetes - classificados como modelo nas três instâncias de atuação - puderam fazer sugestões sobre os resultados esperados pela modernização da área finalística do MPF e sobre os produtos que já estão prontos.

Confira ainda os resultados da Pesquisa Nacional de Gestão do Conhecimento, realizada em maio. O estudo contou com a participação de mais de 300 membros e de 1.200 servidores de gabinete.

Por meio desse levantamento, foi possível verificar que 60% dos membros do MPF estão alinhados aos objetivos institucionais do MPF. Ou seja, eles concordam com a visão de resultados para a instituição.

Boa leitura!

Informativo Eletrônico da Modernização do MPF
Elaborado pela Secretaria de Comunicação Social e pela
Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica
Contato: (61) 3105-6660, 3105-6180
Email: modernizacao@mpf.mp.br