Ministério Público Federal

Edição nº 20

:: Informativo Eletrônico da Assessoria de Modernização da Gestão Estratégica ::
::Ano IV , nº 20 - Brasília, 17 de junho de 2016::

MPF avança na mensuração do desempenho institucional

 

Após a implantação do Planejamento Estratégico Institucional – PEI 2011-2020 – e a definição de indicadores e projetos estratégicos, o Ministério Público Federal sentiu a necessidade de aprimorar o monitoramento e a mensuração de seus resultados buscando a melhoria contínua dos processos.

Em 2015, após pesquisa de gestão do conhecimento respondida por 313 membros, identificou-se a necessidade de aprimoramento dos itens relacionados ao suporte administrativo e à atuação finalística do órgão, principalmente em relação aos resultados esperados dos ofícios do MPF. O resultado da pesquisa foi apresentado e validado no I Seminário de Modernização de Gabinetes com a participação de 130 membros.

Fruto desse processo participativo de identificação de necessidades de aprimoramento institucional, a portaria dos indicadores estratégicos foi alterada e, atualmente, a instituição conta com 37 indicadores estratégicos, sendo 11 deles relacionados aos resultados da atuação finalística. Grande parte deles estão medidos, tornando possível aos membros, servidores e cidadãos acompanhar as respectivas mensurações.

Conheça alguns indicares da área finalística:

Prescrição em processos judiciais

Favorabilidade no ajuizamento de ações

Favorabilidade das ações criminais

Favorabilidade das ações de improbidade

Por meio dos links abaixo, é possível verificar as informações detalhadas de outros indicadores finalísticos:

Demais indicadores, com suas descrições, fórmula, forma de medição, meta e propósito, estão disponíveis no site da gestão estratégica, na área de desempenho, pelo link: http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/desempenho/indicadores-estrategicos.

 


Saiba o que são o Acordo de Resultados e os Painéis de Contribuição das Secretarias Nacionais do MPF

Desde a implantação do PEI 2011-2020, o desdobramento da estratégia é realizado por meio do painel de contribuição. Essa ferramenta permite aos gestores e servidores de cada área estabelecer os resultados esperados, ações, requisitos de coordenação e de processos envolvidos na estratégia.

Cada secretaria nacional realiza o seu planejamento listando as iniciativas que pretende desenvolver, alinhando-as aos objetivos estratégicos da instituição. Também elenca os principais indicadores de desempenho a serem acompanhados para a verificação da atuação da área e para auxílio à tomada de decisão, ao verificar os resultados alcançados em relação aos resultados esperados.

Após a construção e validação do painel de contribuição pelo secretário-geral é firmado o Acordo de Resultados , instrumento gerencial que demonstra o compromisso das diversas áreas administrativas com a realização de ações que contribuam para o alcance dos resultados institucionais. Essa contratualização administrativa visa publicizar os mecanismos de mensuração de resultados, adotar medidas de incentivo ao desempenho e promover o accountability.

A assessoria de modernização e gestão estratégica, por meio do Escritório de Desempenho, acompanha a evolução dos resultados das secretarias nacionais gerando informações que auxiliam a Secretaria-Geral na tomada de decisão estratégica.

Em 2016, os painéis de contribuição foram estabelecidos para o biênio 2016-2017 e o acordo de resultados foi selado em maio. O secretário-geral, Lauro Cardoso, ressalta que “o acordo de resultados formaliza o compromisso de cada gestor com o alinhamento à estratégia e responde à crescente exigência de prestação institucional de contas à sociedade, maior transparência e melhoria na qualidade do gasto público”.

O relatório de execução dos painéis de contribuição das secretarias e unidades nacionais de 2015 pode ser consultado no link: http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/desempenho/secretarias-e-unidades-nacionais/relatorio-de-execucao-dos-paineis-de-contribuicao-das-secretarias-2015.pdf

Os painéis de cada secretaria nacional, para o biênio 2016-2017, também podem ser pesquisados no site da gestão estratégica, na área de desempenho, por meio do link http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/desempenho/secretarias-e-unidades-nacionais.

Conheça os paineis de contribuição das secretarias nacionais do MPF:

 

EDITORIAL

Escritório de Desempenho

A 20ª edição do boletim Modernize-se traz duas importantes funções do Escritório de Desempenho, sob responsabilidade da assessoria de promoção da excelência de serviços: acompanhar a mensuração dos indicadores estratégicos da atuação administrativa e finalística; e apoiar o planejamento das secretarias e unidades nacionais.

Bruna Alencar, assessora-chefe de promoção da excelência de serviços da Amge, explica que indicadores e planejamento são passos importantes em busca da maturidade institucional. “Quando melhoramos nossos processos, garantimos uma rotina de medição dos nossos resultados e avaliamos melhor nosso trabalho”.

Para o assessor-chefe de modernização e gestão estratégica, Álvaro Amorim, o próximo passo é avançar, em termos estatísticos, na qualidade da informação estratégica, promovendo a transparência da atuação institucional e aprimorando os subsídios disponibilizados para a tomada de decisão da administração. “Transparência e eficiência estão estritamente relacionadas e têm impacto direto sobre a sociedade”, declara.

Boa leitura!

 

Informativo Eletrônico da Modernização do MPF
Elaborado pela Secretaria de Comunicação Social,
com apoio da Secretaria-Geral do MPF
Contato: (61) 3105-6660/ 3105-6180
Email: modernizacao@mpf.mp.br