Ministério Público Federal

Escritório de Processos

Gestão de Processos


O gerenciamento de processos é uma metodologia utilizada para a busca de níveis mais altos na excelência de gestão. A adoção dessa metodologia promove ganhos em desempenho com a eliminação de falhas e de atividades que não agregam valor. Com isso, busca-se aumentar o nível de satisfação dos clientes além de melhoria contínua nas rotinas da organização. 

 

Gestão de processo no MPF


O Escritório de Processos Organizacionais EPO/MPF está sob a coordenação da Assessoria de Modernização e Gestão estratégica (AMGE) da Secretaria Geral.

Os esforços do EPO/MPF estão voltados para a capacitação, aperfeiçoamento da gestão do conhecimento, promoção da memória institucional, organização de métodos e técnicas de melhoria de processos e gestão do portfólio dos processos mapeados. Assim, a gestão de processos converge para a mudança organizacional, promovendo melhorias nos processos de trabalho e garantindo maior cooperação e integração entre as diversas áreas do MPF.


Principais responsabilidades do EPO/MPF

 

O Escritório é responsável pela guarda e disseminação de metodologias, além de ser fonte de orientação e coordenação das iniciativas de gestão e melhoria de processos.

  • Traduzir a visão estratégica para a área operacional;
  • Guarda e disseminar metodologias;
  • Promover a melhoria contínua dos processos;
  • Fomentar a inovação e a criatividade nas ações de processos;
  • Acompanhar os benefícios entregues a partir da melhoria e da gestão dos processos;
  • Apoiar projetos de melhorias das unidades;
  • Manter o portfólio de Processos do MPF;
  • Mensurar o desempenho dos processos;
  • Gerenciar programas educacionais de gestão de processos;
  • Desenvolver e difundir uma cultura orientada a processos;

 

A existência do Escritório de Processos traz os seguintes benefícios ao MPF

 

Planejamento

O planejamento das ações de gerenciamento de processos tem como finalidade atingir os objetivos previstos no mapa estratégico do MPF, aproximando-se da visão e missão institucionais, garantindo um modelo de gestão voltado para a melhoria contínua do trabalho desenvolvido.

 

Treinamento

A capacitação de servidores quanto ao mapeamento e o redesenho de processos permitirá que cada área, setor ou órgão possa, diariamente, aperfeiçoar e rever seus processos de trabalho, alinhando-os, de maneira cada vez mais ágil, às exigências dos cidadãos brasileiros por meio da melhoria dos serviços prestados pelo MPF.


- Controle da Força de Trabalho

Com a padronização e o redesenho dos processos de trabalho, no médio prazo, a instituição empenhará menos funcionários que executarão as mesmas atividades, com melhor qualidade, mais agilidade e especialização no assunto.


Transparência

Com o amadurecimento da gestão de processos em todo o MPF, os processos serão continuamente medidos e controlados, auxiliando a tomada de decisão com celeridade e a promoção da gestão do conhecimento na instituição. Com a medição de desempenho da eficiência e eficácia de cada processo de trabalho e a divulgação da forma de trabalho, a gestão se torna dinâmica e transparente perante a sociedade.


Memória Institucional

O Escritório de Processos tem como objetivo central a articulação das ações de gestão dos processos, tornando-as perenes na organização. Portanto, é responsável pela coordenação das demandas de processos (mapeamento de novos processos versus atualização dos já existentes), pela realização do detalhamento dos processos contemplando as melhorias discutidas entre as equipes envolvidas, pelo treinamento e pela divulgação dos processos modelados, pelo acompanhamento da execução dos processos e dos seus indicadores de desempenho e resultado.


Sistemas Corporativos

A modelagem dos processos de trabalho permite que esse fluxo passe a ser um requisito do software, de modo que o desenvolvimento das funcionalidades apoie o processo melhorado, além de permitir a priorização dos processos mais importantes de serem automatizados.


Contatos


Ana Carolina Fernandes Costa Resende (61) 3105-6785

Bruna Pereira de Alencar (61) 3105-6686

Bruno Gouveia de Lima (61) 3105-8291

Júlia Furiati Camargo (61) 3105-8292

Márcia Maria da Silva Dutra (61) 3105-6786

Paulo Ricardo Brites Esteves (61) 3105-8290

Tathyana Vieira Flores Sales (61) 3105-6503

E-mail: escritoriodeprocessos@mpf.mp.br 


Normatizações

 

Portaria PGR/MPF n.º 205/2013, de 23 de abril de 2013 - Institui o Escritório de Processos do MPF